Realiza-se, no próximo dia 12 de Novembro de 2025, o seminário 'Da legislação à prática: O papel da CT 148 no setor dos Transportes', no contexto da Comissão Técnica CT 148 – Transportes – Logística e Serviços, um evento que terá a contribuição direta da
Apat - Associação dos Transitários de Portugal, que, recorde-se, integra a própria comissão. O evento decorrerá no Museu do Carro Elétrico, no Porto.
Ana Camacho Soares, Responsável Regional Centro e Sul da APAT, participará no segmento '
CT 148 / SC 02 – Transporte de mercadorias e logística', ao passo que Ana Gonçalves, que integra a direção da APAT, fará parte da mesa-redonda subjacente ao tema 'Da legislação à prática: O papel da CT 148 no setor dos Transportes' e na qual restarão representadas entidades como o IMT, o IPQ, ANSR e o STCP.
Registe na sua agenda e não perca tempo: inscreva-se
aqui para garantir lugar neste evento.
A importância da Normalização Setorial
A APAT é, desde 2024, membro da Comissão Técnica Portuguesa de Normalização CT 148 – Transportes - Logística e serviços e suas Subcomissões, mais concretamente da Subcomissão 2 (SC2), dedicada ao Transporte de mercadorias, composta por 13 entidades, 2 peritos e 18 vogais. Recordamos que foi publicado, em julho passado, o documento normativo da CT 148: NP 4553:2025 –Transporte público rodoviário de mercadorias – Caraterísticas e fornecimento do serviço, que os associados da APAT podem adquirir diretamente ao IPQ.
No âmbito do plano de atividades para o presente ano, a Subcomissão 2 tem vindo a levar a cabo um levantamento de eventuais necessidades normativas que a SC2 possa desenvolver, contribuindo para responder a problemas, reais ou potenciais, do setor do transporte de mercadorias. De salientar que a normalização setorial garante uniformidade e qualidade nos produtos e serviços, facilitando a competitividade no mercado e, em especial no que diz respeito aos transitários, a gestão de fornecedores.
12 de novembro de 2025 (16h00 às 17h30)