Portugal, pela mão da AICEP, da Autoeuropa e da Volkswagen, volta a fazer manchetes devido à renovada aposta na sinergia entre Tecnologia e Descarbonização no setor automóvel: o novo modelo T-Roc foi apresentado ao mundo na Autoeuropa, no passado dia 27 de Agosto, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida. A cerimónia de apresentação contou ainda com a presença da presidente da AICEP, Madalena Oliveira e Silva.
Investimento pujante para intensificar a Descarbonização da Autoeuropa
O novo T-Roc é visto como um «modelo é fruto da inovação, excelência e dedicação das equipas da Volkswagen Autoeuropa», como atesta a AICEP, através de uma comunicação recentemente disseminada nas redes sociais. A apresentação deste novo modelo acontece na senda da assinatura de uma declaração conjunta entre o Estado português, representado pela AICEP, e a Volkswagen para um pujante e significativo investimento de 270 milhões de euros, incluindo até 30 milhões de euros em incentivos ao abrigo do programa PT2030, para descarbonizar a fábrica da Autoeuropa e alinhar a produção com os objetivos climáticos da União Europeia.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e a Presidente da AICEP, Madalena Oliveira e Silva, juntamente com representantes da Volkswagen, estiveram presentes na cerimónia, sublinhando o compromisso de Portugal com o desenvolvimento industrial sustentável. «Com este passo, Portugal reforça o seu papel como polo estratégico para a indústria automóvel, combinando competitividade global com neutralidade climática», sublinha a comunicação da AICEP.
O papel da Autoeuropa é ainda mais relevante quando analisamos a totalidade da sua envolvência logística: recorde-se que o processo logístico de transporte e escoamento dos veículos ali produzidos conta com a preponderância do Porto de Setúbal, e com várias empresas e transitários ligados à logística automóvel, que dão corpo a uma importante cadeia de abastecimento que, hoje em dia, tem ligações fortes também à vertente de Descarbonização e Eletromobilidade.