A Cargo Start firmou parceria com a Associação dos Transitários de Portugal (APAT) na sequência do seu processo de entrada no mercado português, visando providenciar, às empresas a operar em território luso, novas ferramentas digitais capazes de transformar os seus índices de eficiência e competitividade. A empresa italiana vincou, desde o começo, a sua intenção de aportar valor à operação dos transitários, disponibilizando, para tal, trunfos como o CargoGate, o StarTracking, o CarbonCare ou o Handler Gate.
A empresa concentrou-se em estabelecer «fortes parcerias com várias associações-chave do setor». Essas colaborações, explicou a Cargo Start, «têm sido fundamentais para promover a transformação digital e a padronização no setor de carga aérea» - é neste contexto que surge a sinergia com a APAT. «Ao trabalhar em estreita colaboração com estas organizações, a Cargo Start tem contribuído para o desenvolvimento de normas do sector, apoiado a digitalização dos processos de carga aérea e promovido a logística sustentável práticas».
Soluções da Cargo Start prometem «agilizar operações» e «aumentar a eficiência»
Para os responsáveis da empresa tecnológica, não há volta a dar: «A entrada da Cargo Start no mercado promete benefícios significativos». As soluções digitais da empresa foram concebidas para «agilizar as operações, melhorar o acompanhamento dos envios e aumentar a eficiência global», explicou a Cargo Start, em comunicado. «Ao adotar as ferramentas inovadoras da Cargo Start, os membros da APAT podem esperar ver melhorias nos seus processos logísticos, levando a uma maior competitividade e sustentabilidade», vinca ainda.
- O Cargo Gate, por exemplo, permitirá que os membros da APAT se comuniquem com mais de 130 transportadoras aéreas de carga, tornando os processos operacionais completamente sem papel e reduzindo erros humanos e tempos de processamento. Isto não só aumentará a eficiência operacional, como também garantirá a conformidade com as normas IATA e evitará sobretaxas às companhias aéreas por falta de troca de dados electrónicos.
- O StarTracking fornecerá aos membros da APAT actualizações em tempo real do estado dos envios de várias transportadoras, melhorando a visibilidade e a transparência de cada envio. A futura versão D2D e o módulo de análise e elaboração de relatórios de BI melhorarão ainda mais as suas capacidades, permitindo uma reação rápida a irregularidades e poupando tempo através da consolidação do seguimento dos envios numa única plataforma.
- O CarbonCare, desenvolvido por uma empresa suíça e comercializado pela Cargo Start para o mercado português, ajudará os membros da APAT a reduzir o impacte ambiental das suas operações logísticas. Ao fornecer medições certificadas de CO2 e apoiar a tomada de decisões informadas com base em dados de emissões, o CarbonCare permitirá às empresas obter certificações de desempenho ambiental e compensar as emissões através de vários projectos de sustentabilidade.
- O Handler Gate melhorará a conetividade e a troca de mensagens com vários transportadores de carga aérea para os membros da APAT, tornando os processos operacionais completamente sem papel e reduzindo os erros humanos e os tempos de processamento. Esta solução apoiará o objetivo da IATA de 100% de conformidade com o eAWB, bem como a obtenção de economias de escala e a otimização dos processos operacionais.