X




X

Comunidade de Logística Ferroviária (CLF) já é uma realidade

09 Jan
Os membros fundadores desta comunidade uniram-se para dar voz à Logística Ferroviária, projetar o seu papel na Economia e o seu devido lugar na política de investimentos do país.
Foi formalizada, no passado dia 7 de Janeiro, a Comunidade de Logística Ferroviária. A sede da Associação dos Transitários de Portugal (APAT) serviu de palco para a eleição dos órgãos sociais desta nova entidade, criada com o desígnio de afirmar o transporte ferroviário enquanto importante pilar do ecossistema logístico nacional, sustentada numa perspetiva integradora, transversal e inclusiva.

A ideia germinou no arranque de 2024 e foi primeiramente divulgada durante a cerimónia de tomada de posse da nova direção da APAT, ocorrida no Terminal de Cruzeiros da APDL, decorria o mês de Abril. Durante o discurso de tomada de posse, Joaquim Pocinho, que sucedeu a Paulo Paiva na liderança diretiva da associação, revelou a intenção de dinamizar a criação de uma comunidade de logística de base ferroviária: um passo estratégico importante para projetar um ecossistema logístico mais eficiente, sustentável e articulado.

Mais tarde, em Setembro, durante um evento realizado pela publicação 'Transportes & Negócios', no qual a ferrovia foi o epicentro do debate, a criação desta nova entidade voltou a ser tema; António Nabo Martins, presidente executivo da APAT, aflorou as prioridades estratégicas da futura entidade; a consumação chegou no arranque de 2025, com a eleição dos corpos sociais para o próximo triénio: a direção da Comunidade de Logística Ferroviária ficará a cargo de António Nabo Martins, em representação da APAT.

Por valorizarem a multimodalidade e a importância da ferrovia no contexto logístico e económico, os membros fundadores desta nova comunidade (SPC, APEF, AGEPOR, Yilport Iberia, TMIP, O.J.E Logistics, APSS, APDL e APTMCD) uniram-se para dar corpo e voz à Logística Ferroviária, projetar o seu papel na Economia nacional e o seu devido lugar na política de investimentos do país. O ano de 2025 arranca, assim, com a materialização deste importante objetivo e com o renovado desafio de priorizar a ferrovia no contexto logístico de Portugal. 

Quais os objetivos da Comunidade de Logística Ferroviária?

  • Fomentar e contribuir para o desenvolvimento da logística ferroviária em Portugal
  • Contribuir para a racionalização, eficiência e desburocratização dos procedimentos administrativos relacionados com a logística ferroviária
  • Promover o conhecimento sobre as infra-estruturas existentes e apoiar estudos para a implementação de novas infra-estruturas, necessárias para dotar o país de um ecossistema logístico de base ferroviária
  • Promover a articulação entre os diferentes modos de transporte, tendo em vista a promoção da intermodalidade e multimodalidade
  • Colaborar com a Administração Pública e com a Tutela em acções relacionadas com a logística ferroviária
  • Envolver-se directamente nas decisões do poder legislativo, em favor da causa da logística ferroviária
  • Participar activamente na promoção do conhecimento e literacia na logística ferroviária
A Apat - Associação dos Transitários de Portugal agradece o envolvimento, contributo e compromisso de todas estas entidades, saudando o esforço coletivo em prol de uma Logística mais integrada, articulada e competitiva.

Constituição dos Corpos Sociais:
 

Direção

APAT – António Nabo Martins
Vogal
APEF – Miguel Rebelo de Sousa
Vogal
Yilport Iberia – Nuno David Silva

Mesa da Assembleia Geral 
Presidente
APTMCD – Tiago Fernandes
Secretário
APDL – Vasco Silva
Secretário
AGEPOR – António Belmar da Costa

Conselho Fiscal

Presidente
APSS – Tiago Fernandes
Vogal
O.J.E. – Daniel Pereira
Vogal
TMIP – Júlio Tomás


 

Ajude-nos a crescer