O Registo Internacional de Navios da Madeira (
MAR) fechou o ano de 2024 ultrapassando a fasquia dos 1000 navios registados com bandeira portuguesa: um feito considerado «histórico».
O Registo Internacional de Navios da Madeira (
MAR) fechou o ano de 2024 ultrapassando a fasquia dos 1000 navios registados com bandeira portuguesa: um feito considerado «histórico» pelo Governo da República e pelo Governo Regional. O sucesso baseia-se nos «esforços conjuntos desenvolvidos, ano longo de vários anos, por entidades públicas e privadas, vincou Pedro Reis, Ministro da Economia.
De acordo com os dados disponibilizados pelo IMT, o MAR terminou o ano com 1027 navios registados, quebrando a barreira dos mil navios que carregam a bandeira lusa. «Este marco histórico para o país e para a Região Autónoma da Madeira», salientou Pedro Reis, através de uma nota comunicacional enviada à imprensa. O governante reforçou que o Executivo nacional «continuará a trabalhar para potenciar a atratividade e competitividade do Registo, bem como para atrair toda a cadeia de valor dos operadores do setor do transporte marítimo».
De acordo com o Ministro da Economia, o Registo Internacional de Navios da Madeira é uma «área-chave e estratégica para a economia nacional, nomeadamente na captação de investimento estrangeiro e no reforço do
cluster marítimo nacional», enaltecendo ainda a consolidação da posição do MAR no top-3 dos registos de navios na União Europeia, logo a seguir aos registos de Malta e Grécia. Recorde-se que, de 2023 para 2024, o MAR ultrapassou, em termos de tonelagem, os registos da Dinamarca e Chipre.
Madeira já tem «papel decisivo no comércio marítimo mundial»
«Esta conquista representa, sobretudo, a importância estratégica da Madeira para as atividades marítimas internacionais, que assume um papel central no que se refere ao crescimento do setor marítimo nacional», considerou Rogério Gouveira, Secretário Regional das Finanças. O registo agora obtido comprova, vincou ainda o governante, que a Madeira «não é apenas um destino turístico de excelência, mas que desempenha, também, um papel decisivo no comércio marítimo mundial».
Foto:
Aerial photograph of a cargo ship, Mar Caribe, Venezuela
Autor:
Wilfredor
Licença: Attribution-ShareAlike 3.0 Unported |
CC BY-SA 3.0