X




X

DGRM : Portugal reforça o seu posicionamento de qualidade no 'Paris MoU'

19 Jun
Foi publicada a lista relativa aos desempenhos das Bandeiras de Registo de Navios referente ao ano de 2023, tendo Portugal reforçado o seu posicionamento na Lista Branca.
No passado dia 18 de Junho, foi publicada a lista relativa aos desempenhos das Bandeiras de Registo de Navios referente ao ano de 2023, tendo Portugal reforçado o seu posicionamento na Lista Branca. Boas notícias para Portugal, que subiu quatro posições neste importante ranking, tendo subido vigésima sexta para a vigésima segunda colocação em 2023, o que representa uma melhoria da sua qualidade, salientou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

Esta progressão de Portugal completa assim a recuperação das quatro posições perdidas em 2022. Recorde-se que Portugal ingressou na Lista Branca do 'Paris MoU' em 2016. Através de um breve nota, na qual deu conta deste positivo desenvolvimento, a DGRM salientou que, nos últimos três anos, os navios de Bandeira Portuguesa foram sujeitos a 1.775 inspeções pelo Port State Control nos países aderentes ao 'Paris MoU', tendo resultado esse exercício de supervisão de qualidade em 52 detenções.

O ranking continua a ser liderado pela Dinamarca. Recorde-se que a Lista Branca representa as Bandeiras com qualidade, i. e., as que detêm um baixo nível de detenções, e a Listas Cinzenta e Negra as que representam Estados de Bandeira de pior qualidade, sendo considerados de alto e de muito alto risco respetivamente. O Comité do 'Paris Mou' on Port State Control trata-se de um acordo administrativo entre 27 autoridades marítimas cujo objetivo é aplicar padrões de qualidade e segurança no Shipping.
 

Ajude-nos a crescer