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APDL - Artigo opinião do Presidente do Conselho de Administração

12 Fev

Prolongamento do quebra-mar de Leixões: O futuro da região depende desta obra 

A intervenção de prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões é um dos mais importantes investimentos dos próximos anos para a região. Não só é absolutamente essencial para que o Porto de Leixões continue a assumir a sua função principal, como é estrategicamente fundamental para o desenvolvimento socioeconómico da região e do país.

Falamos de uma obra que representará o futuro deste porto, capacitando-o para receber parte da atual e daquela que será, dominantemente, a frota mundial e, assim, permitir a movimentação de mercadorias que são operadas diariamente na sua estrutura, bem como dos efeitos favoráveis que trará para o território e para as pessoas, a nível ambiental e económico e das externalidades positivas nas cadeias logísticas e nas empresas.

É por demais evidente que as atuais condições de segurança e navegabilidade para os navios no Porto de Leixões não dão garantias necessárias às suas operações, principalmente quando se trata de navios de maior dimensão, que são hoje maioritários no setor (a dimensão cresceu 77% de 2006 a 2018). Face a esta situação, que apenas será resolvida com a intervenção que se propõe, temos perdido diversas oportunidades, quer para as empresas, quer para o país, tendo até ao momento sido já verificada a impossibilidade de receber dois armadores e três linhas de circulação, cenário que tenderá a agravar-se caso a obra não avance, o que invariavelmente compromete a forte ligação a mais de 180 países que este porto se congratula de ter e que confere inequívocos dividendos para o tecido empresarial e para o emprego.

Se as razões apontadas são, no nosso entendimento, motivo inquestionável para a relevância deste investimento, mais certezas se proporcionam quando atestamos o impacto ambiental positivo que a obra disponibilizará. A possibilidade de rececionarmos navios de maior dimensão e objetivamente de última geração e menos poluentes, consubstanciará a diminuição de embarcações em circulação, atendendo à sua maior capacidade, e o consequente decréscimo significativo dos níveis de poluição emitidos. Aliás, foi preocupação da APDL garantir que estavam salvaguardadas todas as questões de natureza ambiental, comprovadas pela Declaração de Impacte Ambiental da APA, relativamente à obra, inclusive aquelas que dizem respeito ao período da sua execução e que serão totalmente preservadas.

Prova desse esforço, é que uma das principais preocupações levantadas, referente ao desporto das ondas, teve também o parecer positivo dos diversos estudos de impacte independentes, merecendo a recetividade das escolas da modalidade, que viram confirmado que a sua atividade não será inviabilizada com este prolongamento. A praia de Matosinhos continuará com as mesmas caraterísticas para a prática balnear, com o acréscimo de maior estabilidade e segurança na ondulação do mar, que se manterá em parâmetros idênticos.

 Acreditamos que todos os motivos apresentados são suficientes para confirmar a confiança da população e das instituições locais, tal como vimos procurando esclarecer e debater em conjunto, sendo hoje consensual a importância do prolongamento do quebra-mar para todos. A oportunidade que dispomos do financiamento de fundos comunitários, através do CEF Blending e do Compete 2020, não poderá ser desperdiçada por atrasos injustificados, que nos impedirão de preparar o futuro e contribuir para reverter a difícil situação que atravessamos, estimulando a atividade das empresas, o emprego e o crescimento económico da região e do país.
 

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