X




X

Testemunho do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros

31 Jul

O primeiro trimestre de 2020 permanecerá por muito tempo na memória de todos pela emergência de saúde pública à escala mundial que alterou súbita e profundamente o nosso quotidiano. 

O aparecimento de um novo tipo de coronavírus – o COVID-19 – na China, caracterizado por elevados níveis de contágio e de mortalidade e que teve rápida propagação em diferentes países, suscitou a preocupação não só da comunidade científica, mas de governantes e da população em geral. A evolução do contágio levou a Organização Mundial de Saúde a declarar, a 11 de março, o estado de pandemia e os governos em todo o mundo têm vindo a desenvolver planos de contingência para responder a este problema.

A estratégia do Governo português consiste numa abordagem em duas frentes. Orientar, por um lado, todo o conhecimento científico e dedicar todos os meios ao Serviço Nacional de Saúde para prestar os melhores cuidados aos portugueses infetados com o COVID-19 e prevenir o contágio à restante população. Por outro lado, mitigar o efeito disruptivo que este surto teve (e terá) na economia, protegendo o emprego, protegendo os rendimentos das famílias e evitando a destruição de empresas. A estratégia para ser bem-sucedida requer cooperação, tanto ao nível interno (entre os diversos parceiros sociais, o terceiro setor, concidadãos e demais entidades), como ao nível europeu e internacional. Nenhum país conseguirá solucionar os problemas sanitários e económico-sociais unilateralmente.

A economia portuguesa, com um grande peso das micro, pequenas e médias empresas, nas quais se enquadram a maioria das empresas do setor transitário, merece do Governo toda a atenção. As medidas implementadas convergem para ajudar as empresas a suportar o impacto económico da pandemia, garantindo o funcionamento das cadeias de abastecimento. É, por isso, fundamental o papel dos transitários, pois asseguram a circulação de produtos numa economia interdependente, permitindo o fluxo das exportações de bens das nossas empresas.

20 de abril de 2020

Augusto Santos Silva
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros

Ajude-nos a crescer