X




X

Tancos, Terminal 3 de Lisboa?

07 Fev
Tancos, Terminal 3 de Lisboa?
A convite da Camara Municipal de Vila Nova da Barquinha a APAT esteve presente numa sessão aberta à população onde foram discutidas as potencialidades de Tancos enquanto alternativa aeroportuária para Portugal.
A APAT defendeu como urgência, a necessidade de um plano nacional estratégico para os transportes, para a logística e para a carga, pois só assim será possível encontrar uma estratégia nacional que promova o aumento das exportações e a sustentabilidade da nossa economia. Esta estratégia deverá ser alicerçada na intermodalidade e em eficientes conexões (Hubs) rodo/ferro/aero/portuários, onde (eventualmente poderá caber Tancos), tanto pessoas como carga se movimentarão e girarão em verdadeiras “placas giratórias” modernas e eficientes, que ajudarão a uma maior mobilidade de pessoas e bens.
É um facto que a centralidade de Tancos relativamente ao “entroncamento” Ferroviário (Lª da B. Baixa, Lª do Leste e Lª do Norte) assim como relativamente ao “entroncamento” rodoviário (A1, A13 e A23), poderá ser um ponto forte na consecução desta estratégia, mas é igualmente facto que só com uma estratégia nacional para a logística e mobilidade, se conseguirá definir o melhor enquadramento.

Ajude-nos a crescer