X




X

OBRA DE REFORMULAÇÃO DO MOLHE DO PORTO DE VIANA LANÇADA PELA MINISTRA DO MAR

03 Set

O Porto de Viana do Castelo recebeu, esta segunda-feira, a cerimónia de lançamento da Obra de Reparação e Reforço do Molhe Norte, que contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e do presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa.

A obra é a primeira das quatro intervenções previstas para a reabilitação do Molhe, que terá um custo global de 21,4 milhões de euros. Esta fase precursora terá a duração de doze meses e um custo estimado de 1.461.619€.
 
Com 2.170 metros de comprimento, o Molhe Norte (de proteção do porto de Viana do Castelo) é uma estrutura de taludes galgáveis, dispondo de um passadiço de betão. A intervenção, hoje anunciada, englobará o reforço dos taludes existentes e a reparação do pavimento de betão em todas as extensões danificadas fruto das intempéries.
 
“Esta é uma obra de extrema importância porque assegura, principalmente, as questões de segurança desta infra-estrutura portuária, cada vez mais importante do ponto de vista económico para o país. Este ano o Porto de Viana já movimentou cerca de 237 mil toneladas de mercadorias, o que representa um crescimento exponencial de cerca de 16% face ao ano anterior”, sublinhou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
 
Além das atividades portuárias esta estrutura do Porto de Viana assegura ainda a actividade de construção e reparação naval; a indústria da fabricação de componentes para aerogeradores eólicos; práticas desportivas; pesca; assim como áreas destinadas à atividade comercial (hotelaria, restauração, estabelecimentos de diversão e lazer).
 
Recorde-se que a APDL iniciou, no passado mês de fevereiro, a construção dos novos acessos rodoviários ao sector comercial do porto de Viana do Castelov isando melhorar a acessibilidade à infra-estruturaportuária, reforçando a sua competitividade e alargando o seu hinterland.

Fonte: Associação dos Portos de Portugal
Fonte fotográfica:  Associação dos Portos de Portugal

Ajude-nos a crescer