X




X

AÇORES

02 Set

CONSTRUÇÃO DE RAMPA RO-RO E OBRAS COMPLEMENTARES NO PORTO DAS PIPAS

FOI LANÇADO CONCURSO PARA CONSTRUÇÃO DE RAMPA RO-RO E OBRAS COMPLEMENTARES NO PORTO DAS PIPAS
 
O concurso para construção da rampa para navios RO-RO e ferry e obras complementares para melhoramento da operacionalidade e de abrigo no Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, foi agora lançado através da publicação do anúncio em Diário da República.
 
Este concurso, lançado pela Portos dos Açores, S.A., contempla um preço base de 15 milhões de euros e um prazo contratual para execução da obra de 24 meses, contados a partir da data de consignação da empreitada ou da aprovação do plano de segurança e saúde.
 
A empreitada prevê o aumento do cais com fundos à cota -8,00 m (ZH) em mais 62,68 metros, constituindo uma frente acostável de 145,75 metros, e construção de um duque d’alba no mesmo alinhamento do cais, à distância 34,26 metros (ao eixo) do topo do cais ‘aumentado’, o que permitirá a operação dos navios de cruzeiro temáticos.
 
Prevê ainda a construção de uma rampa RO-RO, implantada na extremidade do atual cais, à cota -5,00 m (ZH), situado no interior do Porto das Pipas, com 12,50 metros de largura e cota de serviço -5,00 m (ZH) para operação dos navios ferry “Gilberto Mariano” e “Mestre Jaime Feijó”.
 
A reconstrução do ‘travellift’ no exterior (lado norte) da rampa RO-RO, o prolongamento do manto de proteção ao muro de cortina existente com rotação até à nova cabeça do molhe-cais, bem como o alargamento da plataforma do cais de controlo e receção da marina e rearranjo dos postes de acostagem, de modo a adaptá-los às dimensões das embarcações que atualmente procuram esta infraestrutura, e a substituição dos cabeços de amarração existentes por novos cabeços de maior capacidade também estão contemplados nesta empreitada.
 
Os interessados têm agora 36 dias para apresentar as propostas para execução da empreitada.
 
O Presidente do Governo anunciou, a 9 de agosto, na cerimónia de bênção e apresentação do novo navio de transporte de passageiros e viaturas “Mestre Jaime Feijó”, que o Executivo, através da Portos dos Açores, previa lançar este concurso até ao final do mês de agosto.

Fonte: Associação dos Portos de Portugal
Fonte fotográfica: Associação dos Portos de Portugal
 

Ajude-nos a crescer