X




X

CONCORRÊNCIA RECONHECE IMPORTÂNCIA DO SECTOR PORTUÁRIO PARA ECONOMIA PORTUGUESA

19 Fev
CONCORRÊNCIA RECONHECE IMPORTÂNCIA DO SECTOR PORTUÁRIO PARA ECONOMIA PORTUGUESA

A Autoridade da Concorrência (AdC) reconheceu esta segunda-feira que o setor marítimo e portuário tem uma "importância crucial" para a economia e sociedade portuguesas, contribuindo directa e indiretamente para a criação de emprego.
 
"Estou certa de que sobre um ponto não haverá qualquer divergência: a importância crucial do setor portuário para a economia e a sociedade portuguesas, no seu passado, no seu presente e no seu futuro", disse a economista-chefe da AdC, na conferência "Portos e Concorrência", que decorreu em Lisboa.
 
Durante a sua intervenção, Ana Sofia Rodrigues referiu que o setor tem contribuído "direta e indiretamente" para a criação de emprego e para o desenvolvimento económico.
 
"Esse papel tem sido fomentado pelo crescimento sustentado da procura de transporte marítimo de mercadorias e de serviços portuários, na sequência do aumento de fluxos de comércio internacional e do reforço da integração da economia mundial", referiu.
 
Em 2017, o transporte marítimo de mercadorias cresceu mais de 4% a nível mundial, a taxa mais elevada dos cinco anos anteriores, acompanhando esta tendência "a evolução positiva da economia a nível global".
 
A também chefe do gabinete de estudos da AdC e acompanhamento do mercado citou ainda a 'Review of Maritime Transport' das Nações Unidas para revelar alguns dos grandes desafios para o setor, como os riscos das políticas de comércio no contexto das guerras comerciais, a digitalização da economia e a expansão do comércio eletrónico, bem como a consolidação com o papel das alianças de operações de concentração no setor.
 
"O papel a desempenhar pelo setor portuário na gestão das oportunidade e desafios futuros dependerá do seu grau de eficiência", defendeu.
 
Fonte: NewsLetter Portos de Portugal
 

Ajude-nos a crescer