X




X

PORTOS NACIONAIS

12 Abr
Portos nacionais alcançam recorde de 15,9 milhões de toneladas até Fevereiro
A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes divulgou os resultados relativos à movimentação portuária no mês de Fevereiro. Os números mostram que nos dois primeiros meses do ano, os portos nacionais ficaram muito perto dos 16 milhões de toneladas (+17,1% face ao período homólogo de 2016), conseguindo assim uma movimentação recorde para o período em questão.

O Porto de Sines aparece como grande impulsionador, uma vez mais, do sector portuário nacional mas, ao contrário do acumulado anual de 2016, já conta com vários portos a seu lado na tendência de crescimento - são os casos do porto de Lisboa, de Leixões e de Aveiro. Mais concretamente, o Porto de Sines conseguiu um crescimento de 30,4% (já com quase 2,4 milhões de toneladas), sendo seguido no crescimento pelo Porto de Lisboa (+17,3%, com +263,4 mil toneladas), pelo Porto de Aveiro (com +7,8%) e pelo Porto de Leixões, com +4,2%.

Já os restantes portos registaram variações homólogas negativas. Aqui o destaque vai para Setúbal (com menos 13,4%), juntando-se ao Porto da Figueira da Foz (quebra de -8,4%), Viana do Castelo (-32%) e Faro (-48,7%).

Fonte: Cargo Newsletter
Fonte fotográfica: Cargo Newsletter

Ajude-nos a crescer