Os portos de Lisboa e Setúbal estão apostados em intensificar a sua abordagem digital em 2026 e já deram provas disso mesmo: as infraestruturas portuárias anunciaram um «novo ciclo de modernização tecnológica», com o lançamento de um projeto de Inteligência Artificial e a adjudicação de um novo datacenter - trata-se de um investimento de 752 mil euros que reforça a aposta estratégica no domínio digital.
Portos de Lisboa e Setúbal com 'ambição digital' para 2026
Trata-se de um importante passo na aceleração do ecossistema digital dos portos de Lisboa e Setúbal, refletindo uma abordagem cada vez mais integrada com as práticas mais competitivas e eficientes que a tecnologia da Inteligência Artificial coloca à disposição. «A iniciativa coloca os colaboradores no centro do processo, através de formação prática em IA e da integração destas tecnologias como apoio ao trabalho diário, promovendo ganhos de eficiência, automação e qualidade nos serviços prestados», explicaram as administrações portuárias.
Ao mesmo tempo, Lisboa e Setúbal avançaram também para a adjudicação de um
datacenter conjunto, destinado a reforçar «resiliência tecnológica e a capacidade de crescimento dos dois portos». Para as administrações portuárias, a aposta neste
datacenter será nada menos que «uma peça-chave» da «futura arquitetura digital» dos portos de Lisboa e Setúbal. No contexto da estratégia
Portos 5+, o projeto vem reforçar «a aposta nas pessoas, na inovação e numa logística portuária mais eficiente e preparada para o futuro».
IA para projetar a capacidade das pessoas
Com enfoque na Digitalização e nas potencialidades disruptivas da Inteligência Artificial, o projeto, vincaram ambas as administrações portuárias, não deixa de ter em conta a centralidade dos ativos humanos, sendo precisamente idealizado para projetar, em ambiente de inovação, as capacidades dos colaboradores. A conclusão da primeira fase do projeto de IA está marcada para Junho do presente ano, enquanto que o datacenter deverá estar operacional no segundo semestre.