X




X

Porto de Aveiro cresceu +5% em 2025 e fixou novo máximo histórico

29 Jan
O Porto de Aveiro bateu o seu anterior recorde (fixado em 2022), atingindo a fasquia dos 5,8 milhões de toneladas movimentadas em 2025.
O Porto de Aveiro voltou a fixar novo máximo histórico no que toca à movimentação de mercadorias: em 2025, a infraestrutura portuária bateu o seu anterior recorde, atingindo a fasquia dos 5,8 milhões de toneladas movimentadas, o que se traduziu num crescimento de +5% face ao ano de 2024. Para este resultado final foi essencial a performance do segmento de Granéis Sólidos, que alcançaram os 2,43 milhões de toneladas.

A componente das importações foi vital para construir este resultado, tendo registado 4,6 milhões de toneladas em 2025, um aumento de quase 10% face aos números de 2024, ao passo que as exportações totalizaram 1,2 milhões de toneladas. Além dos Granéis Sólidos (com os produtos metalúrgicos, cimento e agroalimentares em destaque), também os Granéis Líquidos foram instrumentais para o resultado histórico.

Esta vertente atingiu os 1,68 milhões de toneladas em 2025, refletindo uma evolução extremamente positiva; a Carga Geral Fraccionada também se mostrou a bom nível, tendo crescido 5,3% face ao ano anterior, fixando-se nos 1,75 milhões de toneladas. «A eficiência operacional registou um reforço com a média de mercadorias movimentadas por navio a subir para as 6.023 toneladas», revelam os dados da AMT.

Este resultado histórico quebra assim o anterior recorde da plataforma portuária de Aveiro, obtido no ano de 2022. Nesse ano, o Porto de Aveiro alcançava uma movimentação de mercadorias anual na ordem dos 5,7 milhões de toneladas; agora, e num ano particularmente desafiante, o porto fixa novo recorde, «confirmando uma trajetória de crescimento sustentado da atividade», salientou a administração portuária.
 

Ajude-nos a crescer