X




X

O ecossistema digital na carga aérea: trunfos e desafios para o futuro

26 Nov
TAP, SATA Azores Airlines, Kronolog e Magellan Circle juntaram-se à iniciativa para debater a digitalização no setor e analisar soluções para agilizar e esta necessária evolução por parte dos transitários.
No passado dia 19 de Novembro, a APAT, em sintonia com a Cargo Start, levou a cabo o seminário online 'Digitalização na Carga Aérea', ao qual se associaram várias empresas de renome e importância nos panoramas nacional e internacional, com o intuito de analisar, refletir e debater a evolução dos ecossistemas digitais do setor do transporte aéreo de mercadorias e a premente necessidade de adaptação rumo ao 100% eAWB, em conformidade com as diretrizes internacionais. A iniciativa foi um sucesso e contou com mais de 20 empresas transitárias na audiência.

TAP, SATA, Kronolog, Magellan juntaram-se à iniciativa

TAP Air Cargo, SATA Azores Airlines, Kronolog Solutions e Magellan Circle juntaram-se à iniciativa para debater a digitalização no setor e analisar soluções para agilizar e dinamizar esta necessária evolução por parte das empresas transitárias e dos seus parceiros de negócio, rumo a uma importante compliance com os padrões internacionais. Durante duas horas, foi analisado o panorama da digitalização na Carga Aérea, soluções digitais e casos práticos, boas práticas em termos de eficiência operacional e políticas europeias rumo à adopção de meios digitais.

«Tratou-se de materializar uma sinergia que já vem desde Março. A Cargo Start juntou-se à APAT para sensibilizar os transitários quanto à necessidade, cada vez mais inadiável, de rumarem ao 100% eAWB, em conformidade com o que é exigido pela IATA. É uma evolução que deve ser assimilada, e que resultará em maior eficiência, transparência, visibilidade e sustentabilidade», declarou Bruno Falcão Cardoso, responsável pela Comunicação e Marketing da APAT. O preâmbulo da sessão foi levado a cabo por Inês Simões Carneiro, responsável Regional Norte da APAT.

Rita Rosário Garcia, diretora de Serviço e Produto da TAP Air Cargo, Rita Rodrigues Pereira, diretora de Carga e Correio da SATA Azores Airlines, representaram as companhias aéreas neste fórum, explicando a estratégia de digitalização das empresas e apresentando casos práticos úteis para os membros da plateia. Pedro Ferreira Queimado, fundador da Kronolog Solutions, analisou o problema da eficiência operacional e Alessio Pico, da Magellan Circle, abordou a temática da logística digital do futuro no contexto comunitário.

Pela Cargo Start, Giovanna Cardinali (diretora de Negócio), Giuliana Zenzolo (controlo de Qualidade), Filippo Passeggieri (Inovação) e Gianni Mauri (diretor de Processo de Negócio) fizeram uma reflexão sobre o 'estado da arte' digital do setor, vincando que, em Portugal, o grau de evolução e compliance com o e-freight é ainda bastante inferior ao de outros países. Seguiu-se um showcasing das ferramentas da Cargo Start (CarbonCare, Cargo Handler, Cargo Gate e Star Tracking), com o intuito de explorar soluções para transitários e seus parceiros de negócio.  

Foto: Free-Images.com | Pixabay
CC0 License or Public Domain


 

Ajude-nos a crescer