De acordo com informações avançadas pelo DN e Jornal Económico, a operadora de
handling Menzies poderá estar em vias de perder o concurso internacional para as licenças de operação nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro. O consórcio Clece/South (inclui a South Europe Ground Serviços, que pertence à companhia aérea Iberia), ficou em primeiro lugar no concurso para a assistência em escala nos 3 aeroportos.
A próxima etapa passa por uma fase de audiência prévia, durante a qual as empresas terão a hipótese de apresentar uma contestação face ao conteúdo do Relatório e respetiva decisão preliminar. Segundo o Eco, a Menzies anunciou que irá «iniciar de imediato o processo formal de recurso e recorrer a todos os meios disponíveis para garantir que a integridade e a equidade do resultado sejam plenamente revistas».
Segundo ainda matéria publicada pelo Eco, a quantidade de pessoas e equipamentos a alocar num exercício teórico acabou por fazer a diferença, levando à vitória ao consórcio espanhol no concurso lançado pela ANAC. De salientar que, atualmente,
mais de metade dos trabalhadores da Menzies são contratados a empresas de trabalho temporário, muitos tendo apenas contrato enquanto esta tiver as licenças.
Recorde-se que a APAT tem vindo a ser vocal e frontal na crítica à postura operacional da Menzies, que, reforça a associação, tem aumentado exponencialmente os custos ao mesmo tempo que vem depauperando, acentuadamente, a qualidade do serviço prestado, com situações de ineficiência operacional e de imputação de taxas adicionais que em nada refletem a qualidade do serviço.
Fonte: DN | Eco | Dinheiro Vivo
Foto: Free-Images.com | Pixabay
CC0 License or Public Domain