X




X

APAT na Multimodal Eurosur 2025 com contributo de António Nabo Martins

25 Set
O presidente executivo da APAT participou na mesa-redonda subjacente ao tema da Diretiva Europeia de Transporte Combinado.
A cidade de Madrid acolheu o evento Multimodal Eurosur 2025, organizado pela CETM Multimodal, e cujo tema central foi: 'Os Atuais Desafios da Multimodalidade', um tópico bastante importante para a Associação dos Transitários de Portugal (APAT), que, constantemente, defende uma coerente aposta na Inter e Multimodalidade enquanto pilares de um sistema logístico mais integrado, eficiente e complementar.

O evento, realizado no Campus Castellana da Universidade Camilo José Cela, tornou-se num espaço de diálogo no qual foram analisados os desafios e oportunidades do transporte combinado rodoviário-ferroviário e rodoviário-marítimo. Entre os temas fortes do evento estiveram: as Infraestruturas e o seu impacto na Multimodalidade, os Desafios Regulatórios, os Incentivos e a Diretiva Europeia de Transporte Combinado.

Foi nesta última mesa de debate que António Nabo Martins, presidente executivo da APAT, deu o seu contributo para a discussão, reiterando algumas das premissas essenciais que a APAT tem vindo a defender e que, no entendimento da associação, são o ponto de partida para a construção de um ecossistema logístico mais resiliente, e, ao mesmo tempo, mais 'verde' e sustentável.

No evento marcaram ainda presença representantes da UIRR, GNTC (França), FERMERCI (Itália) e CETM Multimodal (Espanha), bem como membros da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e do Governo de Espanha, incluindo o Ministério dos Transportes e a CNMC, além de operadores logísticos e clientes transportadores. A Multimodal Eurosur surge como um evento de referência na promoção da multimodalidade no sul da Europa, abordando o presente e o futuro deste modelo essencial para a sustentabilidade e a competitividade dos transportes.
 

 

Ajude-nos a crescer