A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) marcou presença no evento FIATA Region Europe Field Meeting, que se realizou na cidade de Praga (Chéquia) entre os dias 3 e 4 de Setembro, tendo dado o seu contributo ativo para a reflexão e debate de um dos temas mais prementes da atualidade logística global: a carga aérea. Ana Camacho Soares, Responsável Regional Centro e Sul da APAT aceitou o convite e moderou a mesa-redonda subjacente ao tema 'Enhancing Air Connectivity in the Era of Multimodal Logistics'.
Num evento deu primazia a valores como Colaboração, Inovação e Regulação virada para o futuro e para o fortalecimento do setor logístico, a APAT, através da sua Responsável Regional Centro e Sul, deu o seu contributo para a análise do presente e do futuro do transporte aéreo, com ênfase na conectividade e na multimodalidade. Ana Camacho Soares foi convidada para moderar o painel 6, no qual participaram Andrea Dorothea Schoen (Smart Freight Centre), Jindřich Zeman (Letiště Praha) e Markus Muecke (Im3pact AG).
Neste painel foi discutida a evolução do papel do transporte aéreo de mercadorias no comércio eletrónico, na digitalização, na eficiência operacional e na sustentabilidade. A APAT reitera - como o tem vindo a fazer através de ações concretas como a
criação do Fórum Nacional de Carga Aérea em 2023 - a importância do transporte aéreo de mercadorias num contexto de complementaridade, multimodalidade e de aposta no segmento de
Just in Time, cada vez mais preponderante para resposta a situações inesperadas ou de crise.
Em Portugal, a APAT defende a aposta na capacitação infraestrutural deste setor, permitindo que os agentes económicos, nos quais estão integrados os seus associados, possam maximizar o potencial geográfico de que o país dispõe, na confluência de várias rotas estratégicas. Os transitários são, cada vez mais, agentes dinamizadores deste tipo de tráfego, tendo, inclusivamente, sido absolutamente cruciais na materialização de soluções logísticas em tempos de crise, como durante a pandemia de COVID-19.