Os portos de Lisboa e Setúbal têm nova liderança: Vítor Caldeirinha, experiente especialista em gestão portuária e logística, será, após nomeação do Governo, o presidente do Conselho de Administração comum a ambas as administrações APL e APSS - tendo a companhia de Ana Lemos, Nuno Viterbo e Paulo Ventosa enquanto vogais executivos. Trata-se de um regresso a casa.
«A nova liderança conjunta da APL e da APSS surge num momento estratégico para os portos do continente, marcado pela implementação de uma nova visão para o sistema portuário nacional. Entre os principais desafios estão a reavaliação das concessões na margem norte do Tejo e a criação de sinergias operacionais e comerciais entre os portos de Lisboa e Setúbal, reforçando o seu papel no desenvolvimento económico da região e do país, referiram, em comunicado conjunto, as administrações portuárias de Lisboa e Setúbal.
Proeminente professor académico e técnico especialista do Ministério das Infraestruturas e Habitação, é doutorado em Gestão pela Universidade de Évora, Vítor Caldeirinha é igualmente formado em Gestão Portuária, tendo mais de três décadas de trajeto no setor: recorde-se que, entre 2013 e 2016, deteve a presidência da Associação dos Portos de Portugal (APP), através da qual representou os portos do país junto da Comissão Europeia e outras entidades internacionais. A APAT deseja, a todo o Conselho de Administração, um excelente e profícuo mandato.