A parceria entre a
APAT e a
Switch Digital está em andamento e,
nos dias 18 de Setembro e 2 de Outubro, materializar-se-á em duas sessões de esclarecimentos no contexto da entrada em vigor da diretiva NIS2.
A parceria entre a
APAT e a
Switch Digital está em andamento e,
nos dias 18 de Setembro e 2 de Outubro, materializar-se-á em duas sessões de esclarecimentos no contexto da entrada em vigor da diretiva NIS2. O evento
'NIS 2: Desmistificar o Adamastor', que contará assim com duas sessões (uma no Porto de Sines e outra no Porto de Leixões) visa analisar e esclarecer esta importante diretiva comunitária ligada à Cibersegurança e as formas como esta irá, certamente, afetar e moldar o ecossistema logístico.
Diretiva NIS 2: Porque é extremamente importante?
A entrada em vigor da
Diretiva NIS 2 marca uma nova era na gestão da cibersegurança organizacional, impondo requisitos rigorosos em matéria de governança, gestão de risco e resposta a incidentes. A Logística, dada a sua criticidade e interdependência digital, está direta ou indiretamentemente abrangida por estas novas obrigações. O objetivo destas duas sessões será desmistificar o 'Adamastor Digital' - NIS 2 e o que esta diretiva representa para operadores logísticos, dando respostas de cibersegurança claras e alinhadas com as necessidades do setor.
Uma das grandes mais-valias destas sessões é a forma como a diretiva NIS2 é adaptada e contextualizada à realidade concreta da logística e do transporte internacional - setores com dinâmicas e desafios próprios, muitas vezes ausentes da comunicação mais genérica sobre a diretiva NIS 2.
As duas sessões destinam-se a todos os profissionais que fazem parte da cadeia logística e do transporte internacional, nomeadamente: transitários, operadores logísticos, agentes de carga expresso e transporte multimodal e empresas de armazenagem e distribuição. A sinergia com a APS e APDL torna possível a realização destes eventos.
'Desmistificar o Adamastor': APAT e Switch em sintonia
O que podem os participantes esperar, tanto no dia 18 de Setembro (em Leixões) como no dia 2 de Outubro (em Sines)? Uma abordagem prática, acessível e orientada para a ação, que junta representantes institucionais, operadores portuários, especialistas em cibersegurança e entidades certificadoras. O objetivo será apoiar o cumprimento dos requisitos da diretiva NIS2 e reforçar, de forma concreta, a resiliência digital do setor: uma meta que a APAT abraçou sem reservas, aceitando o repto sinérgico lançada pela Switch Digital.
«A Cibersegurança é já um fenómeno estruturante daquilo que os atores da Logística fazem, todos os dias. O progresso digital, a todos os níveis da nossa atuação, exige um cuidado estratégico que já não pode ser descurado. É por isto que a sinergia com a Switch fez sentido desde o início: divulgar, esclarecer a ajudar a consolidar práticas coadunantes com o fortalecimento da Cibersegurança, não fosse a APAT uma apologista acérrima da Digitalização enquanto trunfo no caminho para a eficiência, sustentabilidade e competitividade», declarou António Nabo Martins.
«Neste caminho, como em todos, existem ameaças às quais devemos estar atentos e para os quais devemos, atempadamente, preparar respostas firmes e organizadas. A diretiva NIS 2 vem acelerar e concretizar este
mindset. A Switch Digital e a APAT vão dinamizar estas sessões, nos portos de Leixões e Sines, para que possamos analisar e esclarecer questões sobre este processo, lembrando que também os transitários podem ser abrangidos pelas mudanças», acrescentou o presidente executivo da APAT.
Não perca e inscreva-se gratuitamente
aqui.