Foi dado o passo decisivo para a
linha de alta velocidade entre Lisboa e Porto, com a assinatura do contrato de concessão e do financiamento do primeiro troço, entre Porto e Oiã.
Foi dado o passo decisivo na materialização da
linha de alta velocidade entre Lisboa e Porto, com a assinatura do contrato de concessão e do financiamento do primeiro troço, entre Porto e Oiã. A cerimónia decorreu na sede da IP, em Almada.
O contrato de concessão foi formalizado entre a Infraestruturas de Portugal (IP), entidade pública responsável pela rede ferroviária nacional, e a Avan Norte - Gestão da Ferrovia de Alta Velocidade, empresa constituída pelo consórcio LusoLAV. A concessão prevê o projeto, construção e manutenção do troço por um período de 30 anos, no âmbito da Fase 1 da nova ligação ferroviária.
«Mais do que um momento histórico, este é um compromisso para o futuro», declarou, durante a sua intervenção pública na cerimónia de assinatura, Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal, salientando que o «projeto aproximará pessoas e regiões, impulsionará a mobilidade limpa e posicionará Portugal como um país mais coeso e competitivo».
Carlos Fernandes, Vice-Presidente da IP, apresentou a empreitada de construção e manutenção do troço Porto–Oiã, com destaque para redução de tempos de viagem e reforçou que «quando concluída, permitirá realizar a ligação entre Lisboa e Porto em apenas 1 hora e 15 minutos, com uma previsão de utilização por quase 10 milhões de passageiros por ano».