X




X

Transporte Rodoviário de Mercadorias: Espanha adopta as 44 toneladas

29 Jul
O Conselho de Ministros aprovou a reforma do Regulamento Geral de Veículos, promovida pela Direção Geral de Trânsito, pela qual será permitida, a partir de 23 de outubro próximo, a circulação de camiões de até 44 toneladas e 4,5 metros de altura (com excepção dos veículos-cisterna), que poderão fazê-lo a partir de 23 de janeiro de 2026.
 
A aprovação desta norma foi recebida com grande satisfação pelo setor de Logística e Transportes, uma vez que reúne um importante consenso: ajudará a aumentar a produtividade das empresas e a mitigar problemas fundamentais, como a falta de motoristas ou a descarbonização dos transportes. A Espanha junta-se agora a outros 12 estados da União Europeia que já aplicam esta regulamentação, alinhando-se também com a recente reforma da Diretiva Europeia de Pesos e Dimensões.

«Trata-se de um grande avanço para o setor logístico espanhol e um marco estratégico fundamental para reforçar a sua competitividade, melhorar a sua eficiência operacional e alinhar-se com os padrões europeus. Ou seja, trata-se de uma medida que nos permite competir melhor com os nossos colegas da UE», comentou, após a aprovação, Francisco Aranda, presidente da organização UNO Logística, entidade que defende os interesses estratégicos das empresas de logística e transporte a operar em Espanha.
 
«A autorização das 44 toneladas representa um avanço decisivo para modernizar o nosso modelo logístico. Fortalece a competitividade empresarial no âmbito europeu, favorece uma gestão mais eficiente do transporte, reduz o nosso impacto ambiental e contribui para paliar a escassez estrutural de motoristas que tanto preocupa o setor», explicou Aranda. Este passo «não só melhora a eficiência, como tem um impacto direto na sustentabilidade ambiental, reduzindo o número de veículos em circulação e, consequentemente, as emissões de CO2», completou.

Foto: Free-Images.com | Pixabay
CC0 License or Public Domain

Ajude-nos a crescer