Adjudicada à Mota-Engil, a empreitada no Porto da Figueira da Foz representa um investimento de mais de 20 milhões de euros, com conclusão estimada para 2026.
Este mês de Julho fica marcado, na cena portuária, pelo arranque de uma nova fase da empreitada de Melhoria das Acessibilidades Marítimas e Infraestruturas do
Porto da Figueira da Foz, tendo sido cravada, simbolicamente, a primeira estaca da ampliação do Cais Comercial.
Adjudicada à companhia Mota-Engil, a empreitada representa um investimento de mais de 20 milhões de euros, com conclusão estimada para 2026. A intervenção contempla o aprofundamento do canal de navegação e o alargamento da frente de cais, de forma a permitir a recepção de navios de maior porte e dimensão, acompanhando, assim, a evolução do transporte marítimo internacional.
A cerimónia, que simbolizou o arranque de um processo que visa incrementar os índices de competitividade do porto e prepará-lo para os desafios do futuro, contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, e do Presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes. Na cerimónia esteve ainda o Capitão do Porto, a presidente da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, o presidente comunidade portuária da Figueira da Foz, o Comandante do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, as representantes da Delegação de Saúde, da Autoridade Tributária, e ainda o Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz.
Navios de maior porte no horizonte
As obras no canal de navegação e no cais comercial permitirá ao Porto da Figueira da Foz operar navios de maior porte e com maior segurança. As intervenções passam pelo aprofundamento da barra, do canal de navegação e da bacia de manobras, a ampliação do cais e o seu apetrechamento — incluindo o aprofundamento, infraestruturas hidráulicas e elétricas de apoio, construção de um novo pontão para estacionamento de rebocadores, remoção dos molhes da Doca dos Bacalhoeiros e reabilitação dos paredões de poente e nascente, criando uma bacia de manobra em frente ao cais. O projeto prevê ainda o apetrechamento do novo cais com equipamentos de apoio à operação portuária, como defensas, cabeços de amarração, escadas metálicas e argolões, com vista a uma maior segurança e funcionalidade.
A obra é cofinanciada por vários stakeholders, além de beneficiar de uma fatia alocada pelo programa 'Sustentabilidade 2030': cerca de 9 milhões de euros. A quantia de 4,4 milhões de euros será investida por empresas privadas com atividade no porto (Celbi, Navigator, Operfoz e Yilport) e 8,4 milhões de euros serão provenientes de fundos próprios da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF).