O setor da Logística em Portugal mantém-se firme em 2025, demonstrando apetência para a captação de investimentos mesmo perante a adversidade de um contexto claramente complexo, não só a nível económico como também a nível operacional. É, pelo menos, uma das principais conclusões do Logistics Confidence Index Portugal, estudo desenvolvido pela
CBRE.
Recentemente divulgado, este estudo demonstra que o índice de confiança dos operadores desceu de forma ligeira, para os 51,7% – menos 2,5% do que no decorrer de 2024 –, vincando, contudo, a resiliência do setor, orientada para um crescimento mesmo face a contextos adversos. Os resultados do inquérito demonstram que 57% dos operadores logísticos nacionais contam com um aumento das receitas em 2025, ao passo que 58% conta investir de forma firme para redobrar a eficácia e a competitividade operacional.
Mesmo perante uma ténue descida dos índices de confiança, à boleia de um contexto económico sempre árduo, a verdade é que a maioria dos operadores continua a acreditar no crescimento da atividade. Trata-se de um setor intrincado e nem sempre de leitura óbvia: a ligeira descida de confiança não periga a ambição e motivação de investimento e expansão, sendo este um setor com um elevado potencial de retorno. O inquéito APAT de 2024 refletiu, também, esse sentimento: apesar do desafiante contexto, os Transitários continuam a querer investir e crescer.
O ímpeto expansionista das empresas continua a fazer-se sentir em 2025; mas com cautela. Cerca de metade dos participantes do estudo da CBRE (51%) vinca a intenção de aumentar a capacidade de armazenamento, dando especial relevo à localização estratégica. «Portugal continua com fundamentais que dão confiança aos operadores, incluindo o crescimento da penetração do e-commerce, o elevado número de entidades que querem desenvolver projetos industriais no nosso país ou o próprio crescimento do retalho, com diversos novos players a entrar com força no nosso país», declarou, sobre o tema, Nuno Torcato, Diretor Industrial e Logística da CBRE Portugal.
Foto: Free-Images.com | Pixabay
CC0 License or Public Domain