X




X

Portos são «portas logísticas para a economia nacional na exportação e importação»

11 Jul
Para Miguel Pinto Luz, «as ligações ferroviárias e rodoviárias permitem a interconectividade entre portos e o resto do País da Europa e têm de ser pensadas com os portos como protagonistas». 
Através de uma publicação oficial disseminadas nas redes sociais, o Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, analisou a importância dos portos na Economia nacional, dando relevo à sua função de interface logístico prioritário. 

Acessibilidades têm de ter «portos como protagonistas»

«Os Portos, durante tantos anos sem uma estratégia potenciadora de futuro, são um vector essencial no desenvolvimento de um país como Portugal, estrategicamente localizado na Europa como porta de entrada de mercadorias e pessoas, mas também de tecnologia, inovação, redes de conhecimento, e muito mais», refletiu, na comunicação, o dono da pasta das Infraestuturas e Habitação.
 
Na visão de Miguel Pinto Luz, «as ligações ferroviárias e rodoviárias, que permitem a inter conectividade entre os portos e o resto do País e da Europa, têm de ser pensadas, também, com os portos como protagonistas». O ministro recordou que, no decorrer de 2024, os portos lusos «apresentaram um crescimento total de +9%, quando comparado com o ano anterior, cifrando se em 3,3 milhões de TEU.
 
Analisando a performance portuária em 2024, o Ministro das Infraestruturas, salientou que as infraestruturas «têm demonstrado, de forma geral, uma evolução positiva, desempenhando um papel relevante como portas logísticas para a economia nacional na exportação e importação de mercadorias. Este desempenho reforça o papel estratégico dos portos no desenvolvimento económico e na competitividade de Portugal».

Foto: Free-Images.com | Pixabay
CC0 License or Public Domain

Ajude-nos a crescer