A 'FIATA Container Packing' traduz normas de segurança complexas num formato simples e acessível utilização, facilitando o acesso a conselhos práticos, quer seja no armazém, no local de carga ou até em movimento.
A FIATA lançou uma aplicação móvel que promete facilitar a vida de Transitários, carregadores e outros profissionais ligados à Logística: trata-se da 'FIATA Container Packing', que já se encontra em dispositivos Android e Apple. Esta ferramenta digital providencia vitais orientações para otimização das melhores práticas em termos de acondicionamento de contentores, levando em conta princípios fundamentais de Segurança.
Trata-se de um «amplo impulso para a digitalização e rumo a operações logísticas mais seguras em todo o mundo», explicou a FIATA, através de um comunicado. A 'FIATA Container Packing' traduz normas de segurança complexas num formato simples, de fácil compreensão e acessível utilização, facilitando o acesso a conselhos práticos, quer seja no armazém, no local de carga e descarga ou até mesmo em movimento.
Entre as principais caraterísticas desta aplicação está: a orientação passo-a-passo para o acondicionamento seguro de contentores, checklists visuais (prontas para download) sobre recomendações de segurança fundamentais ao processo de planificação e acondicionamento da carga, e, ainda, a disponibilização de ferramentas práticas para mitigar, ao máximo, os riscos inerentes e também garantir a conformidade do processo.
«A aplicação fornece à nossa indústria os conhecimentos essenciais para garantir que a carga é organizada e acondicionada em segurança, protegendo não só as mercadorias, mas também as pessoas que as manuseiam. Ao colocar as melhores práticas globais diretamente nas mãos dos transitários, carregadores e equipas de armazém, promove-se a normalização e aumenta a segurança no acondicionamento de contentores em todo o mundo», afirmou Tej Contractor, Presidente do Órgão Consultivo da FIATA para as Tecnologias da Informação.
Para Stéphane Graber, diretor-geral da FIATA, a aplicação é «um grande passo em frente no sentido de tornar a segurança e a conformidade mais fáceis de gerir para aqueles que trabalham nos sectores da Logística e Transportes. Ao digitalizar as diretrizes críticas deste processo, a FIATA está a ajudar a reduzir os riscos, a melhorar a eficiência e a garantir que a cadeia de abastecimento global funcione de forma mais segura e fluída». A APAT saúda a iniciativa e têm a certeza de que esta será um sucesso junto dos Transitários.
«Os Transitários sempre foram impulsionadores da mudança e da adaptação. E, nesta nova era digital, têm sido peças importantes na transformação da Logística, apostando em novas tecnologias, investindo em novas formas de atuar, planear e responder à evolução dos clientes. A APAT tem a certeza que esta aplicação da FIATA será muito bem acolhida pelos profissionais do setor, pois a Segurança é uma das prioridades dos Transitários», declarou o presidente executivo da
APAT, António Nabo Martins.
A APAT convida os transitários a descarregar a aplicaçãoatravés da Google Play Store e da Apple App Store.