Segundo um estudo levado a cabo pela
Informa D&B, Portugal fixou um registo histórico no que toca ao volume de empresas exportadoras: são, atualmente, 41.359.
Segundo um recente estudo levado a cabo pela
Informa D&B, Portugal fixou um registo histórico no que toca ao volume de empresas exportadoras: são, atualmente, 41.359 as empresas que colocam os seus produtos além-fronteiras, com a região Norte a voltar a afirmar-se como a mais exportadora. Dados animadores e que comprovam o dinamismo estratégico das empresas portuguesas.
Região Norte concentra maioria das empresas exportadoras
Trata-se de um novo máximo histórico, espelhando o ímpeto exportador das empresas lusas. A região Norte é responsável por cerca de 35% do valor total das exportações, sendo que 42% das empresas sediadas na região são exportadoras. Se olharmos para a Grande Lisboa, denotamos um crescimento de +1,8 pontos percentuais desde 2019 em número de exportadoras, sendo que 32% das suas empresas já exportam.
De acordo com o estudo, intitulado 'As Empresas Exportadoras em Portugal', a dimensão das empresas tem uma relação de causa-efeito com a sua vertente exportadora; entre as microempresas - 94% do tecido empresarial - apenas 9% exportam. Por outro lado, e representando apenas 0,3% do tecido empresarial, 56% das grandes empresas são exportadoras, assegurando mais de metade (58%) do total das exportações.
Sob a segmentação das exportações, existe uma clara concentração nas indústrias, serviços empresariais e grossistas, que, em conjunto, reúnem 56% das empresas exportadoras. Contudo, salienta o estudo da Informa D&B, o setor das Tecnologias de Informação e Comunicação voltou a registar a maior subida em número de exportadoras, representando atualmente 12% do total. De salientar é o facto de esta tendência de crescimento do número de empresas exportadoras se manter há mais de uma década, tendo sofrido um boost entre 2020 e 2023.
Fonte: Lusa
Foto: Free-Images.com | Pixabay
CC0 License or Public Domain