A
Oficina del Comisionado del Corredor Atlántico marcou presença na feira de Munique,
Transport Logistic, e, durante o evento (que decorreu entre 2 e 5 de Junho), teve a oportunidade de salientar o empenho da Associação dos Transitários de Portugal (
APAT) na promoção de uma península ibérica mais interligada, mais intermodal, e, por consequência, mais eficiente no que toca aos fluxos e à resiliência das cadeias de abastecimento. Por seu turno, a APAT elogiou os incansáveis esforços da Oficina no fomento da ferrovia como pilar estruturante da Logística.
Durante o evento, ambas as entidades tiveram oportunidade de conversar de forma breve e informal sobre a importância do Corredor Atlântico, assim reforçando uma ligação importante entre Portugal e Espanha no âmbito do transporte de mercadorias. A APAT valoriza o diálogo e procura, invariavelmente, um intercâmbio de ideias capaz de fomentar o debate sobre questões estruturantes, como a urgência de uma aposta concreta e concertada na Intermodalidade. Para tal, é crucial que Portugal encare a ferrovia como uma solução real.
Tal como a Oficina
del Comisionado del Corredor Atlántico, a APAT defende acerrimamente a utilidade e a importância de uma complementaridade entre todos os meios de transporte, sendo a ferrovia um elemento crucial na equação de uma Logística mais conectada, sustentável e eficiente. A ferrovia desempenha um papel estratégico na construção de modelos logísticos mais intermodais e multimodais, pois permite o transporte de grandes volumes de mercadorias a longas distâncias com maior eficiência energética e menor custo por tonelada.
Integrada com outros meios, como rodovias e portos, a ferrovia contribui para reduzir a dependência do transporte rodoviário, diminuir emissões de carbono e melhorar a competitividade logística. A sua utilização em sistemas intermodais promove cadeias de abastecimento mais equilibradas, sustentáveis e resilientes, facilitando o escoamento da produção e permitindo uma optimização dos fluxos logísticos nacionais e internacionais. Através de uma publicação nas redes sociais, a entidade espanhola enfatizou as conversações que teve, durante o evento, com vários
players, nos quais se incluiu a APAT e os portos ibéricos (
recorde-se que os portos lusos marcaram forte presença no certame).
Foto:
Free-Images.com |
Wikimedia
CC0 License or Public Domain