X




X

Descarbonização: TAP pioneira na adopção da ferramenta FuelIS, da IATA

03 Jun
«O combustível é um fator-chave nos custos da TAP, o que torna a sua gestão eficiente uma prioridade, por razões financeiras e pela sua contribuição para a descarbonização», disse o presidente da companhia.
A TAP Air Portugal tornou-se numa das primeiras companhias aéreas a aderir à nova plataforma analítica - chmada FuelIS  - lançada pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que visa monitorizar os índices de eficiência no consumo de combustível, permitindo assim uma nova abordagem à gestão energética, com o objetivo final de fomentar passos rumo à neutralidade carbónica. 
 
Esta nova plataforma dá a oportunidade às companhias aéreas de avaliar e incrementar a sua eficiência no que diz respeito ao consumo de combustível, tido, naturalmente, como um dos fatores mais pesados na redução de custos operacionais mas também nas políticas de Descarbonização que as transportadoras vêm tentando implementar. A TAP Air Portugal abraçou a oportunidade e não esperou para integrar a FuelIS nas suas estratégias, explicou, em comunicado, o presidente executivo da TAP, Luís Rodrigues.

«O combustível é um fator-chave nos custos da TAP, o que torna a sua gestão eficiente uma prioridade absoluta, tanto por razões financeiras como pela sua contribuição para a descarbonização. Cada quilograma poupado faz a diferença», declarou presidente executivo da TAP. O FuelIS utiliza dados do sistema IATA Global Aviation Data Management (GADM), proveniente do programa Flight Data eXchange (FDX). Atualmente, o FDX inclui dados de combustível de 215 companhias aéreas em todo o mundo, garantindo um alto nível de precisão nas análises.

Esta ferramenta permitir efetuar uma avaliação da eficiência do combustível da frota, permite levar a cabo análises de benchmarking de aeroportos (medindo as quantidades de combustível consumido no momento da aterragem, comparando dados face a outras companhias que aterram no mesmo aeroporto) e permite executar avaliações para fabricantes de equipamentos originais (OEM's), possibilitando que os fabricantes avaliem eficiência de combustível de suas aeronaves ou motores em comparação com as médias da indústria.

Foto: Free-Images.com | Wikimedia
CC0 License or Public Domain

Ajude-nos a crescer