Através de uma parceria colaborativa, a TJA – Transportes J. Amaral e a Galp deram um importante passo na Descarbonização do transporte rodoviário de mercadorias em Portugal, materializada numa inédita rota de de transporte pesado totalmente elétrica. O projeto, que envolve também os contributos da MAN e da Siemens, resultou assim numa operação logística inovadora, ligando Oliveira de Azeméis e Mangualde, envolvendo camiões elétricos de última geração e soluções integradas de carregamento ultrarrápido.
Através da utilização de dois camiões MAN eTGX totalmente elétricos (modelos dotados de uma autonomia de 500 quilómetros) e dois semirreboques, concretiza-se assim uma operação de 24 horas, carregando componentes automóveis entre a fábrica em Oliveira de Azeméis (onde a Simoldes detém uam das suas fábricas) e a unidade da Stellantis, situada em Mangualde. A operação inédita tem como objetivo aliar a sustentabilidade ambiental com a eficiência operacional, com recurso a tecnologias de ponta amigas do ambiente.
Nesta equação, a Siemens entra pela via da instalação do primeiro carregador de veículos pesados com 400 kW de potência em Portugal, na base da TJA – Transportes J. Amaral em Estarreja. Este carregador ultrarrápido possibilita o carregamento da bateria de um camião elétrico em tempo recorde: dos 20% aos 100% em cerca de 60 minutos. Toda esta operação de carregamento é digitalmente gerida pela plataforma da Galp, assim garantindo uma otimização, em tempo real, dos tempos de paragem e das rotas.
Trata-se, por via de uma sinergia que envolve várias áreas de atuação, de mais um estruturante passo na descarbonização do setor do transporte rodoviário de mercadorias, refletindo os esforços conjuntos que estão a ser levados a cabo para mitigar os efeitos poluentes do transporte pesado. Neste contexto, a Galp vincou o seu compromisso com a Sustentabilidade Ambiental: «A descarbonização tornou-se um imperativo global e uma prioridade», salientou a empresa, em comunicado, ao divulgar este importante desenvolvimento.