X




X

ADR 2025 versão portuguesa já é uma realidade: APAT apoiou a iniciativa

09 Abr
A versão em língua portuguesa do ADR 2025 já é uma realidade: a apresentação oficial decorreu na Nova Business School of Education, em Carcavelos, no passado dia 8 de Abril (e também, posteriomente, a 10 de Abril, na cidade do Porto) e contou com a presença da Associação dos Transitários de Portugal (APAT). João Cezília, diretor da Tutorial (que levou a cabo a importante empreitada de traduzir a extensa obra) liderou a ordem de trabalhos e prestou esclarecimentos para uma sala cheia. O evento terminou com um almoço de confraternização.

A APAT voltou a apoiar esta iniciativa, por considerá-la absolutamente vital para a assimilação de conteúdos e conhecimentos no que concerne à complexa regulamentação do transporte internacional de mercadorias perigosas. A atividade transitária, por ser abrangente e lidar com diferentes regulamentações, metodologias  e procedimentos administrativos, é parte interessada neste tipo de iniciativas; o ADR 2025, recorde-se, entrou em vigor a 1 de Janeiro deste ano. O prazo transitório terminará a 30 de Junho, e, a partir daí, a sua aplicação será vinculativa.

De referir que, sem a iniciativa da Tutorial, agentes económicos e autoridades ver-se-iam forçados a utilizar – e a interpretar, traduzindo-as livremente – uma das edições do ADR (nas línguas: Inglês, Francês ou Russo). Desde 2011 que a Tutorial se substituiu à tutela pública do sector na disponibilização do Acordo Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada na língua de Camões. A iniciativa - bem como o evento - contou ainda com o apoio, enquanto media partner exclusivo, da Transportes & Negócios.

 

Ajude-nos a crescer