O Porto de Sines foi o que mais cresceu, entre os maiores portos da Europa, no primeiro semestre deste ano, apresentando uma variação positiva de +25% face a 2023.
Excelentes notícias para a logística portuária e para o panorama marítimo-portuário português: o Porto de Sines foi o que mais cresceu, entre os maiores portos da Europa, no primeiro semestre deste ano, apresentando uma variação positiva de +25% face ao período homólogo de 2023.
Tensão no Mar Vermelho obrigou a «reajustes nas rotas»
Através de um comunicado, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (
APS) revelou que a tensão vivida no Mar Vermelho, região crucial para o normal fluxo do transporte marítimo de mercadorias, ditou «reajustes nas rotas do Atlântico e do Mediterrâneo», que, por sua vez, conduziu a uma janela de oportunidade para um maior crescimento na movimentação de mercadorias. O Porto de Sines não deixou escapar essa oportunidade.
Assim, os portos de Sines, Barcelona e Valência registaram um «crescimento sustentado com 25%, 23% e 14%, respetivamente», revelou a administração portuária. Sete dos portos que integram o 'top 15' europeu cresceram a dois dígitos neste período, com o Porto de Sines a encabeçar essa subida. A infraestrutura portuária alentejana obteve uma movimentação de 990 mil TEU no primeiro semestre de 2024, consolidando assim a 14ª colocação no ranking, «
distanciando-se de Marselha, que ocupa a 15.ª posição, e mantendo o objetivo de continuar a aproximar-se da 13.ª posição, ocupada por Gdansk».
Sines prevê quebrar barreira dos 2 milhões de TEU em 2024
«Com as obras de expansão ainda em curso, e mantendo a senda de crescimento que tem vindo a pautar em 2024, as previsões para o porto de Sines para este ano estimam ultrapassar a barreira dos 2 milhões de TEU», sublinhou, no comunicado, a APS. Recorde-se que, no porto alentejano, a operadora de terminais PSA Sines encontra-se a investir na expansão do Terminal XXI (de contentores): o projeto permitirá ao Porto de Sines - líder destacado do transhipment contentorizado em Portugal - alargar ainda mais a sua capacidade de movimentação de contentores.
Fonte: APS
Jornal de Negócios