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Chelas-Barreiro: Terceira Travessia do Tejo com luz verde para avançar

16 Mai
Governo anunciou o lançamento da Terceira Travessia do Tejo, em traçado rodoferroviário, entre Chelas e Barreiro, confirmando a aposta na persecução das metas do Programa Nacional de Investimentos 2030.
O Executivo anunciou, no passado dia 14 de Maio, a localização do novo aeroporto de Lisboa; o anúncio foi acompanhado de outra novidade: a definição do ano de 2034 para o lançamento da Terceira Travessia do Tejo, um traçado rodoferroviário, entre Chelas e Barreiro, assim confirmando a aposta na persecução das metas do Programa Nacional de Investimentos 2030.
 
A futura ponte, recorde-se, enquadra-se no panorama de Ligação de Alta Velocidade para Madrid, e tem como objetivo resolver constrangimentos de capacidade da infraestrutura ferroviária nas ligações a Sul, assim como aumentar a competitividade dos serviços ferroviários entre Lisboa e a região Sul (Algarve e Alentejo) mediante um corte de 30 minutos face aos trajetos atuais.

A infraestrutura anunciada pelo Executivo de Luís Montenegro, vai reduzir o tempo de percurso no eixo Lisboa-Barreiro em cerca de 10 minutos e permitirá, frisou o Governo, reforçar a oferta ferroviária suburbana (Linhas de Cintura, de Sintra e eixo Norte-Sul). A terceira ponte sobre o Tejo permitirá, ainda, o fluxo ferroviário de mercadorias «sem restrições», adianta nota de imprensa do Executivo.

Esta futura infraestrutura será, ainda, chave para a materialização do projeto do novo aeroporto, uma vez que detém caráter «essencial» para as acessibilidades à nova construção aeroportuária, que se situará perto do Campo de Tiro de Alcochete. O projeto integra-se na Rede Ferroviária Convencional, possibilitando a ligação de Alta Velocidade entre as capitais ibéricas de Lisboa e Madrid.

Os próximos passos a serem tomados passarão pela finalização dos estudos relativos à morfologia da Terceira Travessia sobre o Tejo e a definição de um novo modelo de gestão para as três travessias, revelou nota do Executivo. Estima-se que a construção desta nova travessia, que se junta às existentes Ponte 25 de Abril e Ponte Vasco da Gama, esteja finalizada antes de 2040. 

Foto credit:
M. Pereira - https://web.archive.org/web/20161012165702/http://www.panoramio.com/user/1668787?with_photo_id=11916736
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