X




X

Portos e transitários nacionais estreitam ligações estratégicas em São Paulo

14 Mar
A Intermodal South America voltou a realizar-se em São Paulo, e, entre os dias 5 e 7 de Março, uma significativa comitiva portuguesa fez-se representar por terras brasileiras, levando o prestígio e a importância dos portos nacionais e da atividade transitária além-fronteiras. 
A grande feira internacional Intermodal South America voltou a realizar-se na cidade de São Paulo, e, entre os dias 5 e 7 de Março, uma significativa comitiva portuguesa fez-se representar por terras brasileiras, levando o prestígio e a importância dos portos nacionais e da atividade transitária além-fronteiras. A APAT acompanhou a iniciativa levada a cabo pela Associação dos Portos de Portugal e, juntamente com várias empresas transitárias suas associadas, reuniu com diferentes atores logísticos de múltiplas nacionalidades e dos mais variados setores.

A comitiva que cruzou o Oceano Atlântico contou com Paulo Paiva, presidente da direção da APAT, ao qual se juntaram representantes de várias empresas transitárias. A forte presença das administrações portuárias lusas foi um dos destaques deste evento, ficando patente a importância dada, não apenas ao certamente internacional decorrido em São Paulo, como também ao fortalecimento das relações institucionais entre Portugal e o Brasil no contexto marítimo-portuário e logístico. Para a APAT, a aproximação diplomática e geoestratégica entre os dois países será sempre um princípio positivo, capaz de fomentar a bilateralidade pró-ativa rumo a perspetivas integradas que beneficiem ambas as nações.

Networking luso-brasileiro e Cooperação portuária e logística

Durante a estadia em São Paulo, a APAT marcou presença na cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação técnica, entre o Porto de Santos e os portos de Lisboa e Setúbal. O acordo tem como objetivo potenciar o intercâmbio de dados e a cooperação técnica para temas atuais como a Descarbonização, Digitalização e desmaterialização de processos e a Inovação transversal, elemento essencial para o desenvolvimento do futuro portuário. Além disso, a APAT integrou a comitiva que se deslocou ao Consulado Geral de Portugal em São Paulo, com vista a uma sessão de networking, com recepção a cargo do Cônsul-Geral, António Rodrigues da Silva.  

No balanço desta jornada, o presidente da direção da APAT valorizou este tipo de iniciativas e ressalvou a importância de um constante estreitar de laços entre as entidades dos dois países, visando encontrar estratégias comuns que aportem valor acrescentado à relação económica mas também às sinergias operacionais entre Portugal e Brasil. 
 

Ajude-nos a crescer