X




X

António Dias: «Não temos dúvidas de que somos extremamente importantes na Economia»

11 Dez
O discurso de António Dias, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Transitários de Portugal (APAT), abriu a ordem de trabalhos do 19º Congresso da APAT, que se realizou em São Félix da Marinha (Vila Nova de Gaia), nos dias 10 e 11 de Novembro. 
O discurso de António Dias, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Transitários de Portugal (APAT), abriu a ordem de trabalhos do 19º Congresso da APAT, que se realizou em São Félix da Marinha (Vila Nova de Gaia), nos dias 10 e 11 de Novembro. A cumprir o seu derradeiro mandato, a histórica figura da APAT analisou a importância do Transitário na Economia Global e o papel crucial da Logística enquanto motor da evolução comercial que nos trouxe até aqui.
 
«A Logística desempenha um papel fundamental na Economia, pois é responsável por garantir a eficiência e o funcionamento adequado das cadeias de abastecimento, envolvendo o planeamento, a implementação e o controlo do fluxo de materiais, informação e recursos, desde a origem ao destino final, de forma eficaz e económica, que é o que se pretende», começou por declarar António Dias perante uma plateia de mais de 150 pessoas que encheu a sala Costa Verde, do Hotel Solverde Spa & Wellness Center, que albergou, com pompa e circunstância, o evento. 

«A Logística é essencial ao funcionamento da Economia»

«A importância da Logística pode ser vista em diversos aspetos: a redução dos custos e a optimização dos processos, resultando em preços mais competitivos, beneficiando as empresas e os consumidores; o aumento da produtividade, fazendo com que as empresas possam alavancar a sua atividade e servir os seus clientes; a expansão dos mercados, permitindo uma expansão para novos mercados, com uma Logística eficiente para obter resultados em novas geografias; a melhoria no atendimento ao cliente, permitindo às empresas alcançar mercados diversificados, facilitando toda a operação de distribuição de mercadorias», prosseguiu.
 
«Em relação ao Comércio Internacional, a Logística detém um papel importantíssimo, facilitando todos os fluxos de mercadorias. A Logística é essencial para o funcionamento da Economia, garantindo a circulação célere e segura das cargas e dos bens, e, sem Logística, os países teriam extremas dificuldades. Por vezes, não temos a noção da importância que temos na Economia, e penso que as entidades oficiais também menosprezam a nossa importância no todo desta panóplia de atividades conectadas à Logística, porque, no fundo, os transitários completam toda a operação logística, com todos os trâmites aduaneiros, toda a especialização nas cargas aérea, marítima, terrestre; toda esta atividade é manuseada pelos nossos associados, e, de facto, não temos quaisquer dúvidas de que somos extremamente importantes na Economia», rematou.

«Procurei sempre dignificar a atividade e lutar por um futuro melhor»

Na reta final da sua intervenção, António Dias fez alusão ao seu recheado percurso na APAT: «Aproveito este Congresso para me dirigir a todos vós para dizer que, no que concerne às minhas funções na associação, foram, no total, 12 anos na direção (3 como vice-presidente e 9 como presidente), 9 anos na assembleia geral e 2 anos na presidência na Comunidade Portuária de Lisboa. Neste período, procurei sempre dignificar a atividade e lutar por um futuro melhor, estando presente e, com a ajuda de todos, desenvolver, na melhor das minhas capacidades, a minha função», finalizou, perante os aplausos da plateia.

Ajude-nos a crescer