X




X

Apat reúne com o Ministério das Infraestruturas

03 Fev
Apat reúne com o Ministério das Infraestruturas no passado dia 22/01/2020
No seguimento da solicitação da Apat de reunir com o Ministério das Infraestruturas e Habitação, reuniu a Direção da Apat, no passado dia 22 janeiro pelas 18h30, com o Senhor Secretário de Estado, Jorge Delgado e sua Adjunta, Teresa Filipe, e ainda com Mafalda Meireles, Adjunta do Senhor Ministro, Nuno Pedro Santos que, devido a constrangimentos de última hora, não pode estar presente.
 
Presentes na referida reunião estiveram o Presidente da Direção, Paulo Paiva, o Vice-Presidente, Daniel Pereira e Presidente Executivo, António Nabo Martins.
 
Nesta reunião foi possível manifestar as maiores preocupações dos Transitários relativamente às matérias sob responsabilidade do Ministério.
 
Desde as questões relacionados com as infraestruturas aeroportuárias, ferroviárias e portuárias, assim como às conexões obsoletas ou inexistentes entre os vários modos de transporte, a Apat reafirmou o seu posicionamento de parceiro relevante, e fundamental, para o comércio internacional, fazendo saber que sem estas infraestruturas e alternativas ao estado da arte atual, não é possível fazer muito mais, nomeadamente no que ao crescimento económico/comercial do País diz respeito.
 
Perante estas preocupações o Senhor Secretário de Estado apresentou os trabalhos que estão em curso, corroborando de muitas destas preocupações e manifestando sem reservas o agrado pelo posicionamento da Apat, nomeadamente no quadro da mobilidade das mercadorias, da sustentabilidade e da necessidade de encontrar alternativas, nomeadamente no setor ferroviário e nas conexões ferro/rodo/aéreo/portuárias, no sentido de desenvolver alternativas válidas, eficientes e competitivas.
 
A Apat deixou ficar clara, mais uma vez, a sua total disponibilidade para integrar, quer grupos de trabalho, comissões técnicas ou outros organismos, intervindo no sentido de aportar conhecimento mais prático, do saber fazer, saber ser e saber estar no negócio e comércio internacional, como melhorar, como diferenciar e como transformar o “status quo” atual.
 
O facto de estarmos perante uma temática que a todos preocupa, foi importante para perceber a disponibilidade e recetividade do Ministério a estas matérias, clarificando o seu posicionamento e envolvimento, manifestando a sua total disponibilidade para trabalhar com todos os players do negócio, com a perspetiva de desenvolver modelos mais capazes e eficientes.
 
Por fim, não sendo fixada nenhuma data para posterior reunião, ficou acertado que sempre que alguma das entidades sinta a necessidade de nova reunião a mesma será marcada e realizada de acordo com a disponibilidade de agenda.
 
 

Ajude-nos a crescer