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#DidYouKnow

15 Jul
Como preparar um carregamento LCL?
​Neste artigo para #DidYouKnow consideramos os passos e precauções que devem ser tidos em conta nos envios de carga consolidada e nas operações de grupagem.
 
Ao enviar um frete marítimo LCL (Less than a Container Load) a carga precisa ser cuidadosamente preparada. As remessas LCL exigem a partilha de contentores e, portanto, os remetentes precisam de tomar cuidados para garantir a integridade da mercadoria manuseada.
 
As duas causas mais comuns de danos às cargas LCL são o colapso da carga carregada causada pela estiva inadequada dentro do contentor, o acondicionamento individual insuficiente e a contaminação causada pela incompatibilidade da carga dentro do mesmo contentor.
 
Pretende-se com este artigo ajudar a esclarecer a questão - Como deve ser um embarque LCL devidamente embalado e preparado?
 
Certos aspetos precisam ser considerados ao garantir o transporte seguro deste tipo de carga. Alguns deles incluem identificar se as mercadorias no embarque são frágeis, e quantas caixas irão eventualmente compor toda a remessa. Uma vez averiguadas estas questões, o expedidor pode preparar a embalagem e proceder à etiquetagem da mercadoria.
Em termos de caixas e embalagens, a regra geral é embalar todas as mercadorias em caixas e evitar o uso de malas ou sacos. Idealmente, devem ser utilizadas caixas especiais concebidas para exportação. Caso a remessa contenha mercadorias delicadas, o espaço vazio dentro das caixas deve ser preenchido com bolhas plásticas para embalagens, para maior proteção e estofamento. Finalmente, cada caixa deve ser selada individualmente e com segurança.
 
Na parte externa das caixas devem ser colocados rótulos claros, contendo os nomes do remetente e dos consignatários, país de destino, nome do despachante e número da reserva. Se a mercadoria for frágil, o rótulo "Frágil" deve aparecer nas laterais das caixas. Existem outros tipos de etiquetas que podem ser adicionadas aos contentores com cargas frágeis. Estes incluem a orientação da caixa a ser manuseada, conselhos de armazenamento, identificadores químicos, etc. A colocação ou não dos rótulos nas caixas depende do expedidor e da natureza da carga.
 
Os rótulos devem também identificar o número total de caixas em cada remessa. O rótulo deve ter um número que indique a posição de cada caixa em relação ao número total de caixas: Ex: "Caixa 1 de 30".
 
Finalmente, ao preparar as caixas, a mercadoria deve ser disposta de maneira uniforme. Os preços de envio são calculados com base no volume cúbico da carga. Uma vez que o volume é calculado e a reserva é feita com um transitário, é hora de começar a pensar em paletizar as mercadorias. Ao contrário de um envio FCL onde as mercadorias podem viajar livremente dentro de um contentor, os contentores LCL são compartilhados. Tudo tem de ser paletizado de forma perfeita e adequada. Ao medir o volume do seu envio, é necessário ter sempre em consideração as paletes utilizadas.
 
Uma vez que todos estes passos tenham sido cumpridos, a remessa está pronta para ser enviada a caminho do seu destino final de forma segura e organizada.
 
Todos estes temas são tratados com mais profundidade nos cursos especializados em Grupagem e Centros de Consolidação oferecido pelo terceiro ano consecutivo pela Escola Europea, pelo que para mais informações devem contactar a Escola Europea. O principal objetivo é que as pessoas possam conhecer todos os processos, documentação e legislação aplicável às operações de grupagem porta-a-porta. Isto deve familiarizar os profissionais com a utilização dos serviços de grupagem e, por conseguinte, incentivar o seu desenvolvimento. Em edições anteriores, participaram empresas de diferentes tipos, incluindo Mercadona, Rhenus Logistics, TransGlory, DB Shenker e Fundación Cares, entre outras.
 
O objetivo final é informar as empresas sobre as melhores práticas de grupagem e explicar o funcionamento de todo o sistema para que possam considerá-lo como uma opção para o transporte das suas mercadorias e contribuir para um sistema de transportes mais eficiente e sustentável.
 
Para mais informações sobre a Escola Europea: info@escolaeuropea.eu

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