A Comissão Europeia está atualmente a desenvolver um Pacote de Mobilidade Militar destinado a melhorar a circulação de tropas, equipamento e bens militares em toda a União Europeia e fora dela. Tal pacote visa definir objectivos estratégicos, harmonizar procedimentos nacionais e reforçar a resiliência das infra-estruturas - agilizando os movimentos militares e integrando simultaneamente as necessidades de defesa nas políticas mais amplas da UE, como a dos transportes.
Tal como mencionámos durante várias reuniões do instituto,
Para apoiar este processo, a Comissão lançou uma consulta específica (aberta até 31 de julho) para envolver um vasto leque de partes interessadas, incluindo o sector dos transportes. Em resposta ao pedido de comentários, elaborámos o documento em anexo.
Sabemos que existe um interesse considerável na mobilidade militar a nível nacional e que alguns membros do CLECAT já criaram grupos de trabalho dedicados a este tópico. Queremos assegurar que a posição do CLECAT reflicta os pontos de vista e as experiências dos seus membros e, por conseguinte, gostaríamos que prestassem especial atenção ao projeto de posição. Por conseguinte, convidamo-lo a:
- Analisar o projeto de resposta do CLECAT e fornecer comentários sobre o mesmo até 25 de julho.
- Partilhar quaisquer ideias, desenvolvimentos a nível nacional ou posições que já estejam a ser consideradas ou adoptadas no seu país, para que possamos incorporá-las na posição do CLECAT;
- Considerar a possibilidade de responder individualmente ao inquérito da Comissão Europeia sobre mobilidade militar, aberto até 31 de julho;