X




X

Ferrovia: Solução STM+ETCS decisiva para «modernização e interoperabilidade»

31 Jul
Standard Transmission Module (STM) promete levar o transporte ferroviário nacional para um novo patamar: quem o diz é o Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, ao discorrer sobre esta «pioneira solução» que «assegura a compatibilidade entre o atual CONVEL - Controlo Automático de Velocidade, atual sistema de segurança ferroviário nacional, e o ETCS – European Train Control System». A sua implementação total está prevista para 2030.

Trata-se de uma ferramenta que nasce de uma sinergia entre a tecnológicas Critical Software e Hitachi, a fabricante ferroviária Stadler, a Alpha Trains Group e a transportadora Medway. «Este investimento 100% privado reforça a capacidade nacional de inovação e garante que Portugal estará alinhado com as normas europeias de interoperabilidade, segurança e eficiência, promovendo a entrada de novos operadores no mercado», declarou o ministro.
 
Para o governante, este importante passo de «inovação ferroviária nacional» tornará «Portugal mais competitivo e interoperável na Europa», sendo «essencial para a liberalização do setor ferroviário, aumentando a concorrência, a qualidade dos serviços e a sustentabilidade da mobilidade em Portugal». Miguel Pinto Luz vincou, durante a sua intervenção, que «a modernização da ferrovia é uma prioridade estratégica: mais operadores, mais inovação, mais eficiência, mais competitividade» e que o «futuro da mobilidade passa por soluções como esta — interoperáveis, abertas, seguras e em linha com o Green Deal Europeu».

Foto: Diogo Lima | MH

Ajude-nos a crescer