X




X

investimento em Industrial & Logística em Portugal atrai novos players globais

04 Set
De acordo com a mais recente análise da consultora imobiliária internacional Savils, intitulada 'Taking Stock: Capital Markets Quarterly Logistics Q2 2024', foram efetuados, a nível global, 78 mil milhões de dólares em negócios do sector Industrial & Logístico durante o primeiro semestre de 2024. Este desempenho, claramente positivo, representa um crescimento superior a 9% face à média do período 2015-2019.
 
Apesar da descida acentuada de -16% registada no decorrer do primeiro trimestre de 2023, reporta a Savils que o mercado encontra-se agora a denotar uma performance superior àquela registada no período pré-pandémico, com 41,5 mil milhões de dólares angariados globalmente no primeiro semestre de 2024 por fundos especificamente direcionados para os ativos industriais e logísticos, representando um aumento de 30% na média pré-Covid-19.
 
Explica a consultora que a média dos negócios industriais individuais no segundo trimestre aumentou cerca de 11% em relação aos dados do primeiro trimestre, sugerindo que os investidores em escala estão a regressar. Este contexto é suportado por uma recuperação da atividade de compra por parte dos investidores internacionais que já prestaram respaldo a alguns dos maiores negócios deste ano, incluindo a aquisição fechada pela Brookfield de um portfólio de logística nos EUA de cerca de 13,5 milhões de m2 da DRA Advisors, por uma verba a rondar os 1,3 mil milhões de dólares. Trata-se, nada mais nada menos, que o terceiro negócio imobiliário registado nos EUA a ultrapassar a marca do bilião de dólares até ao momento este ano (em todos os sectores).
 
«O mercado de investimento em Industrial & Logística em Portugal tem atraído novos investidores e players globais, responsáveis por algumas das mais notáveis transações e pelo desenvolvimento de novos projetos logísticos. Assim, decorrente das mudanças nos mercados de capitais, podemos antever que nos próximos tempos voltaremos a assistir a uma nova onda de investimento no segmento no nosso mercado», comentou Pedro Figueiras, chefe da divisão de I&L da Savils Portugal. «A atratividade do nosso mercado advém não só da robustez da atividade ocupacional como também da menor volatilidade e maior prémio de risco comparado com as congéneres capitais europeias», acrescentou o responsável, citado por um comunicado da empresa.

Ajude-nos a crescer