No passado dia 17 de Julho, a Comissão Europeia seleccionou 134 projectos - ligados ao transporte - para um financimanto de mais de 7 mil milhões de euros de subvenções oriundas do Mecanismo Interligar a Europa, o instrumento da União Europeia para o investimento estratégico em infraestruturas. Trata-se do maior convite à apresentação de propostas no âmbito do atual programa MIE Transportes.
De acordo com a Comissão Europeia, cerca de 83% deste financiamento apoiará projetos que cumpram os objetivos climáticos da UE, que incrementem e modernizem a rede ferroviária, a rede de vias navegáveis interiores e rotas marítimas ao longo da rede RTE-T. Os projetos ferroviários receberão 80% da dotação global, incluindo financiamento para melhorar as ligações ferroviárias transfronteiriças ao longo da rede principal da RTE-T nos Estados-Membros Bálticos, entre a França e a Itália (Lyon-Turim), e entre a Dinamarca e a Alemanha (túnel de Fehmarnbelt).
No que concerne ao transporte marítimo, cerca de duas dezenas de portos receberão apoio para melhorias de infraestrutura, o que lhes permitirá fornecer eletricidade em terra aos navios. Vários projetos contemplados no financiamento permitirão uma maior capacidade de transporte e acessibilidade ao longo dos Corredores Solidários, criados para facilitar as importações e exportações entre a Ucrânia e a a UE. Adicionalmente, onze projetos foram seleccionados para criar e/ou atualizar Áreas de Estacionamento de Caminhões Seguras e Protegidas (SSTPA).
Estes onze projetos contam com uma dotação de 78 milhões de euros, um incremento considerável face aos financiamentos anteriores e que valeu um elogio por parte da CLECAT. Ainda assim, a associação lembrou que esforços adicionais são necessários para que se atinja o objetivo de construir 100.000 seguros e vagas de estacionamento para caminhões até 2030 e atingir as metas estabelecidas no Regulamento RTE-T.