X




X

FMC coloca travão na aliança marítima 'Gemini': Clecat saúda defesa da «concorrência leal»

01 Ago
A Comissão Marítima Federal dos Estados Unidos (FMC) colocou um travão na constituição da aliança 'Gemini', entre as transportadoras marítimas Maersk e a Hapag-Lloyd, pedindo «mais informações" a fim de determinar «potenciais impactos concorrenciais». Em reação a este desenvolvimento, a CLECAT demonstro-se satisfeita uma vez que deve ser respeitada a «concorrência leal» e evitadas «práticas concorrenciais desleais»:
 
A aliança marítima da nórdica Maersk com a germânica Hapag-Lloyd segue-se à decisão da transportadora dinamarquesa, no ano passado, de pôr termo à aliança '2M' com a helvética MSC. A Aliança 'Gemini' deveria ter entrado em vigor no passado dia 15 de julho, com o plano de implementação operacional a arrancar em fevereiro de 2025: a intervenção da FMC colocou assim um travão às pretensões dos dois armadores. 
 
No seu pedido de informações adicionais, a FMC considerou que o acordo de cooperação entre as duas transportadoras, tal como foi apresentado, carece de pormenores suficientes para permitir uma análise completa dos seus potenciais impactos a nível da concorrência. A reapreciação do acordo não terá início enquanto a FMC não receber uma resposta completa ao seu pedido de informações. Após a resposta ser considerada completa, a FMC dispõe de 45 dias para analisar o acordo em termos de concorrência e de questões jurídicas antes de este entrar em vigor.

Ajude-nos a crescer