O que é que os transitários fazem? Os transitários são os mediadores do transporte. Agregam serviços. Existem vários componentes num serviço de transporte, que, das duas uma: ou as empresas importadoras e exportadoras têm toda a capacidade humana e logística para coordenar e integrar todos esses serviços, ou, então, externalizam esses serviços, e fazem-no, normalmente, a um transitário. A Tecnologia e a Inovação Digital serão, sempre, temas para os transitários, porque os transitários tratam, acima de tudo, de informação.
Existem transitários que possuem várias infraestruturas associadas (como, por exemplo, armazéns) e existem transitários que são mediadores puros. Este último tem o desafio de se basear na informação providenciada pelos seus fornecedores e clientes para poder operar bem. A tecnologia e a digitalização servem dois grandes propósitos: oferecer visibilidade e aumentar a eficiência. Para podermos utilizar a informação de forma correta é preciso que ela tenha qualidade e que esteja bem estruturada. O transitário agrega a informação de vários players dentro do ecossistema logístico. O grande desafio passa por tratar toda a informação e estruturá-la da melhor maneira possível. Na minha opinião, a integração da informação é um dos grandes temas e um dos maiores desafios.
Existem grandes disparidades naquilo que é o conhecimento de informação. No frete aéreo existem ferramentas online que nos permitem ver, comparar e fazer bookings, com grande rapidez e eficiência. No transporte marítimo está-se a caminhar para lá, mas existe o grande desafio: os vários provedores de transporte marítimo têm fontes diferentes de informação, formas diferentes de calcular os fretes e de os apresentar. Torna-se um processo complexo.
Para um transitário, a multimodalidade é a chave. Mas, ao mesmo tempo, é onde este desafio de agregar, tratar e estruturar informação se torna ainda mais complexo. Imagine que pretendo agregar um serviço que envolva, por exemplo, recolha à porta e camião, que se ligue ao transporte ferroviário e posteriormente ao transporte marítimo – tudo isto envolve a coleta de informação de vários provedores diferentes que tenho de alinhar e estruturar, para depois apresentar ao cliente de uma maneira simples e eficaz.