X




X

Selo de Excelência APAT:

14 Mar
Um novo ano arrancou, e, com ele, novas oportunidades e desafios se perfilam no horizonte. Para a comunidade transitária em geral e para os associados da Associação dos Transitários de Portugal (APAT) em particular, tal significa também uma nova jornada rumo à obtenção do Selo de Excelência, distintivo que, ano após ano, a APAT atribui às empresas associadas que cumprem o leque de requisitos estipulados e que, dessa forma, distinguem os transitários que reúnem o máximo de critérios de qualidade, fiabilidade, robustez financeira e aposta na formação técnica.

O porquê do Selo de Excelência

Como nasceu, então, o Selo de Excelência? Para responder, teremos que recuar até 2013, ano em que alterações trazidas pela Lei nº 5/2013 simplificaram o acesso à atividade transitária por via da eliminação de alguns requisitos que a APAT considerava essenciais, como a idoneidade e a capacidade profissional. Identificando esse vazio regulamentar, a APAT decidiu criar, nesse mesmo ano, o Selo de Excelência APAT, com o propósito de distinguir os associados que continuaram a reunir tais requisitos importantes, juntando outros critérios como a comprovação de autonomia financeira igual ou superior a 10%, a inscrição de trabalhadores em ações de formação ministradas pela associação e a necessidade de deter um vínculo associativo de 24 meses, antes da formalização da candidatura ao Selo de Excelência.

«Celebrar a excelência» no caminho para o Sucesso

A origem deste reconhecimento assenta assim na base da confiança sócio-profissional, da idoneidade empresarial, da diferença qualitativa dos serviços e da preocupação constante com a evolução técnica dos quadros laborais, nada menos que essencial no que toca à integridade do processo de exportação e importação de mercadorias: uma atividade crucial no dia-a-dia do transitário. O Selo de Excelência afigura-se como um fator de diferenciação das empresas transitárias perante os parceiros internacionais, sendo, ao mesmo tempo, um instrumento catalisador da evolução, da mudança e da motivação para que cada empresa transitária persiga a excelência dos seus serviços.

No decorrer de 2023, a APAT atribuiu 30 Selos de Excelência, um registo encorajador que comprova, uma década após a sua instituição, a implantação de sucesso que esta ferramenta detém no seio da comunidade transitária. É, para a APAT, um prazer enorme poder, nas instalações de cada associado, entregar, em mãos, esta distinção de sucesso. Para o presidente executivo, António Nabo Martins, trata-se de um ritual que sempre foi muito valorizado pelos associados: «É um momento de aproximação entre a APAT e os seus associados, uma oportunidade para assinalar publicamente a evolução da empresa e celebrar a excelência. É uma forma importante de pugnarmos pela qualidade dos serviços dos transitários, tentando, sempre, auxiliá-los no que precisam para obterem o máximo de sucesso possível».

Para Luísa Fradique, responsável pelo departamento que coordena o projeto Selo de Excelência, esta é uma ferramenta que encoraja o progresso dos associados APAT: «Os associados valorizam o Selo de Excelência e nós queremos que este chegue a ainda mais empresas transitárias. É um símbolo de relevância e esforço contínuo que acaba por beneficiar todos», comentou a responsável. Para se candidatar ao Selo de Excelência APAT, aceda ao nosso website e entre no seguinte link: https://www.apat.pt/pt/selo_excelencia/ - lá poderá encontrar todos os dados para que possa iniciar a sua candidatura, assim como consultar as empresas distinguidas com o selo em 2023.

Ajude-nos a crescer