X




X

Porto de Sines reforça liderança

24 Fev
Porto de Sines é novamente líder na movimentação de mercadorias e já vale metade do sector
O porto de Sines fortaleceu a sua posição de liderança no sector portuário nacional (Continente) no ano passado, ao reforçar a sua quota de mercado no que respeita à movimentação de mercadorias.
Com um aumento de 17% nas mercadorias movimentadas em 2015, o porto de Sines vale agora o mesmo que todos os outros juntos no Continente, tendo fechado o ano com um total de cerca de 44 milhões de toneladas movimentadas, o que correspondeu a cerca de 49,5% do total nacional.
De acordo com a AMT (Autoridade da Mobilidade e dos Transportes), o volume de carga movimentada no ano passado pelos principais portos comerciais do Continente ascendeu a 88,9 milhões de toneladas de carga, o que se traduz num aumento de 7,5% ao volume registado em 2014. “Este é o valor mais elevado de sempre e resulta do comportamento dos portos de Sines, Leixões e Aveiro”, que também registaram recordes históricos, segundo a AMT.
Os portos continentais registaram em 2015 um total de 10.710 escalas de navios nas diversas tipologias, a que correspondeu uma arqueação bruta de 190,4 milhões de GT (‘gross tonnage’), valores respectivamente de 2,2% e 10,2% superiores aos observados em 2014

Fonte: AIP
Fonte fotográfica: Porto de Sines

Ajude-nos a crescer