X




X

Barómetro APAT voltou a medir o pulso às tendências da atividade transitária

28 Set
A APAT, em parceria com o IPAM the Business School e a Grounded, voltou a auscultar o sentimento dos associados relativamente à atividade transitária, tomando o pulso aos desenvolvimentos que, na atualidade, mais impactam o setor.
A APAT, em parceria com o IPAM the Business School e a Grounded, voltou a auscultar o sentimento dos associados relativamente à atividade transitária, tomando o pulso aos desenvolvimentos que, na atualidade, mais impactam o setor.

Esta avaliação foi levada a cabo através da medição dos níveis de confiança dos associados APAT, os seus planos de investimentos,  aavaliação de fatores disruptivos e o ambiente concorrencial que envolve a sua atividade. Os dados forma recolhidos em abril/maio. Participaram neste estudo todos aqueles que trabalham numa empresa a operar no segmento transitário.

Através de quatro questões, o barómetro averiguou as perspetivas para a atividade transitária no que toca ao próximo ano, assim como as visões a médio prazo (período de 3 anos) e longo prazo, bem como a abertura a potenciais novos investimentos em 2024. Foi ainda feita uma avaliação do potencial nível de disrupção da atividade transitária causada por 7 fatores:
 
  • Práticas comerciais das companhias marítimas,
  • Integração vertical das companhias marítimas
  • ​Guerra Rússia – Ucrânia
  • Abuso de poder dos armadores,
  • Falta de mão-de-obra,
  • Aumento dos custos,
  • Imprevisibilidade fiscal
Finalmente, avaliou-se também a pressão concorrencial sentida pelos transitários. Mediu-se o impacto concorrencial nos associados da APAT da integração vertical das companhias marítimas, dos players transitários digitais e das plataformas tecnológicas.

Resultados

Comparativamente aos anos anteriores, e, face aos resultados obtidos, conclui-se que existe uma redução naqueles que planeiam aumentar os seus investimentos. Porém, face aos nos anteriores, não se verifica um aumento na vontade de diminuição de investimentos. O número dos participantes que afirma ter intenção de diminuir os seus investimentos está ao nível dos anos transatos, excepto o ano atípico de 2021, que se seguiu ao advento pandémico e que 'baralhou' as contas.

Conclusões

Apesar das diferentes contingências negativas que o mundo atravessa (seja no plano económico-financeiro seja na diplomacia internacional), em geral existe uma perspetiva positiva para o setor, quer a curto, quer a médio prazo.

Comparativamente aos anos transactos, existe uma evolução positiva relativamente ao sentimento de mercado, tanto a curto como a médio prazo. Os cenários de investimento são positivos; apenas uma pequena parte da amostra afirma que tem intenção de diminuir os seus investimentos. O número de detratores está a diminuir face aos anos transatos.

Uma carreira da área dos transitários é percecionada negativamente por um menor número de participantes. Um factor com grande impacto nas atividades os transitários é, indubitavelmente, a integração vertical das companhias marítimas: um fenómeno que, a reboque da consolidação no setor marítimo, se intensificou em 2016 e continuou a ganhar pujança nos anos seguintes. 

Foto: WallpaperFlare

Ajude-nos a crescer