X




X

UK Chamber of Shipping avisa contra riscos do Brexit

07 Jul
Associação britânica de transporte marítimo teme impacto do Brexit nos portos britânicos e do resto da Europa

A UK Chamber of Shipping, uma associação britânica representativa de mais de 170 entidades e empresas do transporte marítimo publicou um vídeo https://www.ukchamberofshipping.com/latest/eu-ports-risk-too-uk-chamber-shipping-tells-brexit-negotiators/ de aviso contra o que considera serem os efeitos do Brexit nos principais portos da União Europeia (UE).

Para a associação, o regresso ao controlo de fronteiras aumentará a burocracia e provocará bloqueios de camiões, “ameaçando a prosperidade dos Estados membros da EU e do Reino Unido”.

Recordando que o Reino Unido vende anualmente cerca de 270 mil milhões de euros em bens, a maioria dos quais através dos portos, Guy Platten, CEO da associação, admitiu que o impacto do Brexit poderá ser severo em Dover e talvez mais nos outros portos europeus.

Nesse sentido, aquele responsável apelou aos negociadores da saída do Reino Unido da UE para que colocassem a ideologia de parte e mantivessem um comércio sem atritos entre a UE e o Reino Unido.

E notou que o fim da presença do Reino Unido na união aduaneira será tão prejudicial aos portos do país como aos portos de Calais, Zeebrugge e Dublin,que ficam igualmente vulneráveis.

Fonte: Jornal de Economia do Mar
Fonte fotográfica: Jornal de Economia do Mar

Ajude-nos a crescer