X




X

Comunidades Portuárias em sintonia

04 Abr
6.º ENCONTRO DECORREU NO PORTO DE AVEIRO
No dia 29 de Março o Porto de Aveiro acolheu a realização do 6.º Encontro das Comunidades Portuárias. Em análise várias temáticas, numa reunião que concitou o pleno de participantes, com as presenças de Viana do Castelo, Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal e Sines.
Este tipo de encontros visa a partilha de pontos de vista sobre os assuntos relativos aos portos do continente.

Foi enfatizada a importância das tecnologias de informação e das comunicações associadas aos fluxos de mercadorias e passageiros, para a competitividade do transporte marítimo e dos portos. As Comunidades Portuárias manifestaram o seu interesse no sucesso do projecto da JUL – Janela Única Logística e, numa visão prospectiva, consideraram que os portos devem participar no processo relativo ao processamento de big data.

As questões decorrentes da política de transportes da União Europeia, no que concerne à manutenção de uma frota competitiva a nível global arvorando bandeiras europeias, as alterações no desempenho energético e ambiental dos navios, e as consequências ao nível das facilidades que os portos irão ser chamados a disponibilizar para atingir os objectivos exigidos, estiveram nas preocupações dos participantes.

A partir do estudo desenvolvido para as Comunidades Portuárias, “Uma visão Estratégica a 25 Anos da Rede Portuária Portuguesa do Continente”, foi confrontada a “Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária”, apresentada pelo Governo, que foi considerada uma alavanca fundamental para alcançar os objectivos ambicionados pelas Comunidades Portuárias. Em aberto ficou o desenvolvimento da rede ferroviária e a sua articulação com os corredores atlântico e do mediterrâneo, como vias preferenciais de conexão com a Espanha e a Europa.

Finalmente, foi agendada para Outubro a realização do 7.º Encontro das Comunidades Portuárias.



Fonte: Newsletter da CPA
Fonte fotográfica: Newsletter da CPA

Ajude-nos a crescer