X




X

Índia aposta nos Portos

22 Mar
Ministro dos transportes indiano anunciou que a Índia desenvolveu um vasto plano de infra-estruturas portuárias. 
Nitin Gadkari, o ministro indiano responsável pelos transportes marítimos e terrestres, afirmou que o sector do transporte marítimo indiano tem potencial para gerar 4 milhões de empregos directos e 6 milhões de empregos indirectos ao longo dos próximos 5 anos, referia recentemente a imprensa internacional.
De acordo com as mesmas fontes, o ministro recordou o impulso dado pelo Primeiro-Ministro, Narendra Modi, ao sector portuário e afirmou que o seu Ministério preparou projectos com um potencial de investimento de 16,2 mil milhões de euros, a apresentar na Cimeira Marítima da Índia, que se realizará em Mumbai, de 14 a 16 de Abril.
Os projectos vão incluir 27 clusters industriais baseados em portos, promoção da navegação de cabotagem e desenvolvimento de via navegáveis interiores, integrados no projecto Sagarmala (uma iniciativa do Governo destinada a desenvolver infra-estruturas portuárias ao longo dos 7.500 Km de costa do país e que representa um investimento de cerca de 94 milhões de euros).
Nitin Gadkari terá também manifestado a urgência em reduzir custos de logística para tornar as exportações indianas mais competitivas. Aproveitou igualmente a ocasião para detalhar algumas das principais iniciativas promovidas pelo Governo neste âmbito, entre novos portos, programas de modernização portuária, ligações ao hinterland, plataformas multi-modais e clusters de construção, reparação e reciclagem naval.

Fonte: Jornal da Economia do Mar
Fonte fotográfica: Jornal da Economia do Mar

Ajude-nos a crescer